PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Ludicidade e Educação

A partir dos estudos realizados pela Interdisciplina de Ludicidade e Educação, pude perceber que o Lúdico abrangeu as demais Interdisciplinas: Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, Teatro e Educação, Música na Escola e Artes Visuais, pois estas envolvem o criar, o imaginar, o teatrar, o dramatizar, etc., fazendo com que os alunos realizem as atividades com interesse, dedicação e participação mediante aos sentimentos como prazer, alegria, diversão, elementos aos quais contribuem para que a ludicidade ocorra.
Considero importante destacar que foi a partir dos estudos realizados da Interdisciplina de Ludicidade e Educação, que mudei minha concepção de que a Ludicidade estaria presente na sala de aula somente quando realizava brincadeiras e jogos, que estes poderiam mexer com o prazer da criança.
Desta forma, acredito que o lúdico pode dialogar com minha prática docente sem perder a ludicidade quando há uma conexão entre o professor e o aluno, bem o mundo interior da criança, ou seja, é necessário que o professor concilie o prazer dos alunos com seus objetivos pedagógicos, a fim de proporcionar melhores aprendizagens, assim como afirma Tânia Ramos Fortuna em uma de suas entrevistas.
Assim sendo, acredito que a ludicidade pode ser proporcionada na sala de aula de uma outra forma, não apenas com brincadeiras e jogos, mas sim como colagens, recortes, retro projetor, leituras, etc. basta somente que o aluno se sinta o sujeito ativo da ação e o professor saiba direcionar a atividade e conciliar os objetivos com o prazer, deixando o aluno “livre” para executar a atividade, conseguindo construir relações com seus sentimentos e o mundo que o cerca, e não desenvolver a atividade porque o professor obrigou ou porque é uma forma de avaliação.
Nesta linha de raciocínio, pude refletir sobre minha experiência como aluna, especialmente na última aula presencial da Interdisciplina de Ludicidade e Educação, na qual realizamos uma oficina de sucatas. Nesta fiquei a vontade para produzir livremente algum brinquedo ou jogo com materiais reciclados, sem pressão de tempo e do objetivo pedagógico, me sentindo o sujeito ativo da ação.
Foi através desta Interdisciplina que reforcei ainda mais a importância de conciliar os objetivos pedagógicos com o prazer da criança, confirmei o que já havia contemplado esta idéia ao assistir a entrevista com Tânia Fortuna.
Acho imprescindível relatar também neste momento, outra uma experiência que tive na minha prática estudantil.
Apresentamos aos colegas e professores uma contação de histórias, esta, proposta pela Interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, através da história “O patinho que não aprendeu a Voar” de Rubens Alves. Pude perceber que o nosso grupo utilizou dos conhecimentos aprendidos em cada Interdisciplina durante este trabalho, pois usamos a Improvisação, dramatização, expressão corporal (teatro); maquiagem facial, confecção do cenário (arte); melodia e letra de música representando sentimento (música). Deste modo, concluo que a ludicidade se faz presente, já que realizamos a atividade por puro prazer.

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