PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Música

O texto “Por que você ouve tanta porcaria?” da interdisciplina de Música e Educação é muito interessante, pois pude perceber a influência que a mídia tem em nossa vida perante o nosso gosto musical.
O mercado fonográfico é quem define estas preferências em um determinado tempo na vida das pessoas. Deste modo, sendo que “alguém” paga certa quantia em dinheiro para tocar as músicas repetitivamente nas rádios, TV..., definindo-as, fazendo assim com que acreditamos que seja o sucesso do momento e vamos até a loja de CDs para adquiri-lo, sendo muitas vezes o que não queremos ouvir.
Felizes os que estudam música e acabam fugindo dessa regra.
Nós educadores devemos fazer nossa parte, incentivando os alunos além de apresentá-los uma música que gostem verdadeiramente de escutar. Assim sendo, dentro da sala de aula devemos trabalhar essas questões que foram abordadas pelo texto através de debates, diálogos entre a turma, confecções de cartazes, etc. para que os mesmos possam ter conhecimento sobre o assunto, podendo assim escolher o que realmente gostem de ouvir, cantar, não deixando-se influenciar pelo mercado fonográfico.
É muito importante que o professor aproveite a facilidade que o aluno tem de decorar, ter a música que está em sucesso na ponta da língua e trabalhar a letra dela ou também as canções de rodas, que trazem um conteúdo riquíssimo sobre a imaginação além de promover a integração da turma de uma maneira bacana.

domingo, 11 de novembro de 2007

Artes

A partir das leituras e atividades realizadas da Interdisciplina de Artes Visuais, pude ampliar ainda mais meus conhecimentos, pois estudamos obras, artistas de diferentes épocas, estilos e movimentos, observamos relações entre as imagens, enfim, em diferentes contextos.
Vimos também à presença da mídia através de propagandas, capas de revistas e jornais.
A arte é muito importante na escola e em todos os lugares, pois através dela pode-se desenvolver no indivíduo a criatividade, estimular a inteligência, a expressividade, a imaginação...
Há varias formas de trabalharmos com a arte com nossos alunos, uma destas é fazer relações a partir da realidade dos mesmos, como a utilização de materiais reciclados, trazidos pelos alunos (garrafas pet, tampinhas, potes, caixas de fósforos...), estes podendo ser utilizados para a confecção de brinquedos como carrinhos, caminhões, bonecas, dentre outros. Sendo de acordo com a imaginação e criatividade de cada um. Assim também como a utilização de figuras que são encontradas em revistas, livros, etc.
Portanto, a Arte está presente em nosso ser, nossa vida, em nosso cotidiano, na escola, Bienal, galerias, ruas, feiras, internet, ou seja, todos os lugares são espaços de arte.

Literatura

É muito importante trabalharmos em nossas ações pedagógicas os contos de fada, pois os alunos constroem e reconstroem significados das histórias, proporcionando momentos lúdicos junto aos mesmos podendo desenvolver a imaginação, a criatividade destes “atos de reflexão”.
Pude perceber que os contos de fada são vivenciados pelas crianças como maravilhas; desta maneira, as crianças sentem-se compreendidas bem no fundo de seus sentimentos, esperanças e ansiedades.
Os contos vão ao encontro psicológico e emocional dos seres: falam de sentimentos, dificuldades da vida, como: rejeição, abandono, rivalidade, morte, envelhecimento, outros.
Os personagens dos contos de fadas caracterizam todos estes sentimentos; os monstros e as bruxas personificam os temores e incapacidades que temos que lutar; os animais solícitos e as fadas as incapacidades e possibilidades ainda desconhecidas que, determinadas soluções podemos obter.
Portanto, a história torna-se visível que o fim da história é satisfatório para a criança, pois depois das lutas e inquietações; vem a satisfação.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Ludicidade





Após a realização das atividades de Ludicidade e Educação e assistir o vídeo com a professora Tânia Fortuna, pude refletir e compreender sobre o que é realmente brincadeira e jogo, pois estes são lúdicos somente quando o indivíduo sente prazer ao vivenciá-lo e concretizá-lo estes, caso contrário, esses atos, não será lúdico e sim uma solicitação do outro.
Assim sendo, percebi que é essencial deixarmos as crianças brincarem livremente, quando sentir vontade e sem estar mandando.
Já que o ser lúdico varia de pessoa para pessoa, pois o que pode ser lúdico para mim, pode não ser para outra pessoa.
Acredito também que o brincar não termina quando a infância acaba, ele se “espalha”, pois é possível brincar consigo mesmo, com as outras pessoas, com o trabalho, quando relembramos nossas brincadeiras vivenciadas na infância...permanecendo assim ao longo da vida do ser humano em muitos momentos.

Teatro

Com base nas leituras e atividade realizada na Interdisciplina de Teatro e Educação, pude perceber que o teatro engloba as mais diversas expressões corporais (movimentos, gestos), agrupamento, emoção, além de auxiliar no desenvolvimento de atividades no próprio processo de ensino e em compreensão de conteúdos das demais disciplinas.
Na atividade proposta pela Interdisciplina, a qual era construir um Inventário Criativo, pude concluir meus objetivos nesta atividade. Estes, desenvolver a criatividade, a espontaneidade, o envolvimento dos alunos nas atividades, expressão corporal através de um jogo dramático proposto por meio de um encontro cooperativo, dinâmico que podemos executar com o corpo, ou seja, a expressão corporal por meio de um jogo dramático.
Assim sendo, as crianças demonstraram muito interesse pelas atividades realizadas (Caminho pelo espaço,Caixa surpresa e Álbum de fotos), sabendo trabalhar em grupo, pois essa situação se concretiza diariamente em sala de aula, pude ver o sorriso no rosto de cada criança, utilizaram a Improvisação, que no Teatro é muito importante, como forma de propor a experiência da expressão cênica, formando assim um personagem ou uma situação que representava “concretamente” uma cena do jogo dramático.
Neste jogo dramático foi destacada a importância entre o palco e platéia, o quanto é essencial possuírem uma boa desenvoltura para que a platéia ou seja, os colegas consigam realmente compreender a mensagem que está sendo transmitida.
Portanto, na arte teatral, um simples ato de olhar, no andar e no agir transmitem mensagens e se constroem significados.
O Teatro vai muito além da dramatização, englobando também o imaginar, a atenção, desprendimento e diversos estímulos que no concreto não se vê, não se sente, mas se compreende pela forma teatral.