PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Ludicidade e Educação

A partir dos estudos realizados pela Interdisciplina de Ludicidade e Educação, pude perceber que o Lúdico abrangeu as demais Interdisciplinas: Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, Teatro e Educação, Música na Escola e Artes Visuais, pois estas envolvem o criar, o imaginar, o teatrar, o dramatizar, etc., fazendo com que os alunos realizem as atividades com interesse, dedicação e participação mediante aos sentimentos como prazer, alegria, diversão, elementos aos quais contribuem para que a ludicidade ocorra.
Considero importante destacar que foi a partir dos estudos realizados da Interdisciplina de Ludicidade e Educação, que mudei minha concepção de que a Ludicidade estaria presente na sala de aula somente quando realizava brincadeiras e jogos, que estes poderiam mexer com o prazer da criança.
Desta forma, acredito que o lúdico pode dialogar com minha prática docente sem perder a ludicidade quando há uma conexão entre o professor e o aluno, bem o mundo interior da criança, ou seja, é necessário que o professor concilie o prazer dos alunos com seus objetivos pedagógicos, a fim de proporcionar melhores aprendizagens, assim como afirma Tânia Ramos Fortuna em uma de suas entrevistas.
Assim sendo, acredito que a ludicidade pode ser proporcionada na sala de aula de uma outra forma, não apenas com brincadeiras e jogos, mas sim como colagens, recortes, retro projetor, leituras, etc. basta somente que o aluno se sinta o sujeito ativo da ação e o professor saiba direcionar a atividade e conciliar os objetivos com o prazer, deixando o aluno “livre” para executar a atividade, conseguindo construir relações com seus sentimentos e o mundo que o cerca, e não desenvolver a atividade porque o professor obrigou ou porque é uma forma de avaliação.
Nesta linha de raciocínio, pude refletir sobre minha experiência como aluna, especialmente na última aula presencial da Interdisciplina de Ludicidade e Educação, na qual realizamos uma oficina de sucatas. Nesta fiquei a vontade para produzir livremente algum brinquedo ou jogo com materiais reciclados, sem pressão de tempo e do objetivo pedagógico, me sentindo o sujeito ativo da ação.
Foi através desta Interdisciplina que reforcei ainda mais a importância de conciliar os objetivos pedagógicos com o prazer da criança, confirmei o que já havia contemplado esta idéia ao assistir a entrevista com Tânia Fortuna.
Acho imprescindível relatar também neste momento, outra uma experiência que tive na minha prática estudantil.
Apresentamos aos colegas e professores uma contação de histórias, esta, proposta pela Interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, através da história “O patinho que não aprendeu a Voar” de Rubens Alves. Pude perceber que o nosso grupo utilizou dos conhecimentos aprendidos em cada Interdisciplina durante este trabalho, pois usamos a Improvisação, dramatização, expressão corporal (teatro); maquiagem facial, confecção do cenário (arte); melodia e letra de música representando sentimento (música). Deste modo, concluo que a ludicidade se faz presente, já que realizamos a atividade por puro prazer.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Música

A atividade proposta pela Interdisciplina de Música na Escola, na semana 11 e 12, foi muito interessante. Nesta, trabalhamos com os alunos sobre a música Popular Brasileira.
Assim sendo, apresentamos a história do músico Assis Valente (compositor brasileiro), através do teatro de fantoches, dialogamos sobre suas músicas e as que costumam ouvir, além dos elementos, conceitos musicais (som, melodia, ritmo), sendo esta também apresentada através de coreografias (palmas, estalar de dedos e passos) para que pudessem observar estes elementos musicais.
Pude perceber que a proposta foi bem aceita pela turma, demonstraram muito interesse, concentração pelas atividades, sabendo trabalhar em grupo, pois esta situação se concretiza diariamente em sala de aula. É comovente ver os alunos interagindo um com os outros e apreciando a música.
Portanto, foi uma atividade em que os alunos gostaram muito, além de se tratar de uma música de Natal “Boas Festas”, onde se lembraram das crianças que não tinham famílias e conhecer um pouco mais sobre os conceitos musicais.
Neste processo, observei também o quanto é importante desenvolvermos atividades, também como o compasso, ritmo, som, diversos conceitos musicais e não só valorizarmos e estudarmos a letra da música, pois às vezes ela “não apresenta” uma letra, mensagem legal, mas têm um ritmo legal, uma boa harmonia, etc.
Ao apresentarmos o teatro (contação de histórias) “O Patinho que não aprendeu a Voar” de Rubens Alves, pude perceber e concluir o que havia estudado e aprendido na Interdisciplina de Teatro e Educação, pois o nosso grupo utilizou da Improvisação, como uma forma de propor a expressão cênica, formando assim uma situação que representava “concretamente” a cena do jogo dramático.
Este foi um trabalho cooperativo muito importante, pois foi e está sendo maravilhoso trabalhar em equipe , onde todos participam, ocorre à troca de experiências, idéias, interação, desenvolvimento a construção do conhecimento de uma forma muito interessante, pois às vezes em uma sessão do grupo de estudos falta uma idéia aqui e o outro contribui com uma palavra ali, gerando novas idéias, concepções, “iluminando” nossos pensamentos para a construção de um texto, etc.