PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

segunda-feira, 31 de março de 2008

Linha do Tempo

A partir da leitura do texto “Informática Educativa ano Brasil: Uma história vivida, algumas lições aprendidas” de Maria Cândida Moraes, proposto pela Interdisciplina de Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação, pude perceber a importância que tiveram os Projetos e atividades desenvolvidas no Brasil, para vermos que as tecnologias realmente são uma grande fonte de aprendizagens, principalmente para alunos portadores de distúrbios de aprendizagens, além de possibilitar a comunicação com pessoas de outro lado do mundo.
Também pude conhecer um pouco mais com relação aos projetos desenvolvidos pela EDUCOM, PRONINFE (Programa Nacional de Informática Educativa), etc., pois não obtinha muitos conhecimentos sobre os mesmos.
Construindo a linha do tempo, tentei identificar nesta, os principais pontos da história da Informática no Brasil e relacioná-las com minha vida pessoal, o mesmo pude perceber que foi realizado por minhas colegas.
Abaixo, encontra-se minha linha do tempo.

domingo, 30 de março de 2008

Essa é minha linha do tempo, clique abaixo para visitá-la:
Linha do tempo

quarta-feira, 19 de março de 2008

A partir da proposta e elaboração do Portfólio de Aprendizagens que vinha realizando durante todo o semestre, pude perceber que foi muito importante e que contribuiu para minha apresentação oral.
Desta forma, elaborei uma síntese baseada no Portfólio, esta constituída de aprendizagens significativas.
Posso citar como exemplificação, o Lúdico, a qual destaquei em minha apresentação, pois acredito que ele refletiu em cada Interdisciplina, pois não podemos falar de jogos draméticos, artes, música, etc., sem abrangermos também o papel que o Lúdico desempenha em cada uma.
Anteriormente, pensava que estava presente na sala de aula somente quando realizava jogos e brincadeiras, porém ele pode ocorrer de outras formas como recortes, leituras... e basta somente que o professor saiba conciliar os objetivos pedagógicos com o prazer dos alunos.
Um outro exemplo que houve uma mudança de concepção foi que pude perceber que Teatro não é apenas dramatizações de histórias, mas que envolve também os jogos dramáticos, que é uma iniciação para o teatro.
Na Interdisciplina de Artes Visuais, pude perceber que a Arte é subjetiva, que cada indivíduo interpreta uma obra, por exemplo, de uma maneira diferente, de acordo com suas realidades, experiências de vida. Como exemplo, posso mencionar a Bienal, em Porto Alegre, onde os autores deixaram algumas obras “livres” para que cada um interpretasse de sua maneira.
No dia da apresentação fiquei muito nervosa, talvez por ser a primeira vez que iria apresentar a banca. Porém acompanhando a apresentação de meus colegas, comecei a ficar mais tranqüila na hora.
Acredito que esta apresentação foi muito enriquecedora para aperfeiçoar o aprendizado na sala de aula e fazer com que o ensinar e aprender fossem um processo prazeroso.