PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Números...

A partir da realização atividade da Interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática referente os números em minha vida, comecei a refletir sobre estes, pois não havia percebido o quanto estão presentes no meu dia a dia, em todas as partes.
Eles estão presentes em data de nascimento, horárias, páginas, textos, revistas, calendário, em preços, peso, validade de produtos, aparelhos eletrônicos como TV, computador, som, telefone, etc.
Utilizo-os para diversas atividades, como para me identificar seja para dizer meu endereço, o dia de meu nascimento, CPF, identidade, para me localizar no tempo, ou seja, horários para ir a determinado lugar, dia, para fazer cálculos a comprar algo, ligar a determinada pessoa (amiga, parente...) utilizo os números para digitar ao telefone, para fazer login e senha de algum cadastro em internet ou banco, etc.
Giramos em torno dos números!

sábado, 12 de abril de 2008

A partir da aula presencial e das leituras realizadas pela Interdisciplina Representação no Mundo pelos Estudos Sociais, pude perceber que para uma aula ser eficaz, nós educadores devemos trabalhar com planejamentos, objetivos, metas a serem alcançadas, caso contrário, formaremos alunos “modelos”, passivos, sem atitudes frentes a transformação social.
Ao realizarmos um planejamento em Estudos Sociais ou até mesmo em outra disciplina, devemos refletir sobre este, partindo sempre dos conhecimentos prévios dos alunos e dos interesses dos mesmos para trazer novas informações onde os alunos possam ampliar estes conhecimentos e buscar novos saberes.
Devemos deixar o planejamento sempre aberto para possíveis sugestões ou adaptações, pois temos que trabalhar a partir da realidade que estamos inseridos e também do rendimento dos alunos, lançando o nosso olhar a prática pedagógica e repensá-la todos os dias a fim de vermos se estamos realmente ensinando nossos alunos, se não estamos presos de mais no currículo escolar.
Cada aluno apresenta uma realidade diferente e o professor deve saber escutar e compreender a opinião do próximo, se descentralizando, deixando de lado suas crenças e costumes, ensinando pessoas que exerçam sua cidadania, intervindo, respeitando e participando na sociedade.