PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

quarta-feira, 25 de junho de 2008

A partir da atividade Trabalhando com Perguntas, proposta pela Interdisciplina Seminário Integrador IV e com base no filme “Saber e Sabor”, das leituras dos textos realizados e discussões desenvolvidas no fórum, pude refletir sobre nossa prática educativa.
Acredito que seja muito importante começarmos os estudos partindo das curiosidades/perguntas dos alunos, fazendo com que pensem por si próprios para que neste processo possam construir seu próprio conhecimento.
Neste sentido, faz se necessário abrirmos espaço em sala de aula para estas e que os alunos estejam envolvidos na ação e o professor (mediador), bem como o aluno, ter curiosidades, aprendendo junto com eles.
Nos educadores precisamos ser companheiros de nossos alunos na busca de aprendizagens, se juntarem a eles para descobrirem o novo e não aquele professor que repete conteúdos congelados dos livros, por que isso só vai ser transmitido quando ele quiser, ou seja, somente irá reproduzir conhecimentos.
Sendo assim, penso que devemos provocar, desafiar e também motivar os alunos para que busquem as possíveis respostas/soluções, fazendo delas grandes descobertas.
Abrindo espaço para as perguntas das crianças, estamos também proporcionando a Interdisciplinaridade, assim como no exemplo ressaltado pelas autoras Beatriz Magdalena e Ires Costa em seu texto “Qual á a Questão” que se “... um grupo, interessado em carros velozes, vai atrás de informações sobre atrito, aerodinâmica, potência de motor, tipos de combustíveis, relação tempo/distância, material com que o carro é produzido, tipo de tecido da roupa do piloto, dieta calórica deste piloto, horas/descanso e horas/treino, espontaneidade abre janelas para o campo da química, da física, da biologia, da tecnologia, da psicologia e...”.
Portanto, acredito que devemos conciliar as perguntas dos alunos com outras disciplinas, refletindo sobre estas e buscando assim possíveis respostas e novos conhecimentos.
Penso que é importante criarmos aulas criativas e interativas, fazendo relações com sua vida, com o mundo, que possam envolver se na atividade, podendo questionar, pois se ocorre somente à memorização, os alunos não vão conseguir argumentar e obter uma aprendizagem significativa.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Vídeo na sala de aula

Durante a realização da atividade proposta pela Interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação de Informação referente à utilização do Vídeo na sala de aula, pude repensar e perceber o quanto é importante o vídeo na sala de aula, pois é uma ótima ferramenta para proporcionarmos aprendizagens.
Ao realizar uma proposta de aula com a busca de um vídeo no youtube, sugerida pela mesma, encontrei diversos temas interessantes como separação do lixo, higiene, trânsito, etc. a serem desenvolvidos com as crianças.
O vídeo desperta a curiosidade, a motivação dos alunos na sala de aula para novos temas, a qual facilitará para o desejo de pesquisa dos alunos, aprofundando assim o assunto abordado. Ele pode ser utilizado para compor cenários desconhecidos, ou seja, para ajudar os alunos a situarem em um tempo histórico, simular experiências de determinados conteúdos, como por exemplo, experiências de química que seriam perigosos em laboratórios, etc. Ainda como documentação, entrevistas, registros de eventos, podendo ser desenvolvidos também pelos próprios alunos e colocados em algum lugar visível dentro da escola onde as demais crianças possam assistir ao vídeo realizado.
O vídeo mexe com os sentidos, sentimo-nos tocadas quando estamos assistindo determinada cena que está sendo transmitida, assim como José Manoel Moram relata em seu texto que “O vídeo parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Mexe com o corpo, com a pele - nos toca e "tocamos" os outros, estão ao nosso alcance através dos recortes visuais, do close, do som estéreo envolvente. Pelo vídeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, nós mesmos.”
Acredito que é essencial analisamos o vídeo que queremos utilizar e termos objetivos com o mesmo, não o utilizando para preencher o tempo que faltou e o uso exagerado do vídeo diminui sua eficácia e empobrece as aulas.
Penso que podemos utilizá-los para a introdução de algum tema em nossas aulas. Como exemplificação, posso citar o filme “Balance”, proposto pela Interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, pois com ele podemos introduzir diversos assuntos como: o equilíbrio do meio ambiente, o trabalho cooperativo, a organização do homem no espaço, etc.
Portanto, é muito importante trazermos o vídeo para sala de aula, prendendo assim a atenção dos alunos com algo mais atrativo.