PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

domingo, 19 de outubro de 2008

Marx e Meszáros

Após realizar a leitura dos textos “Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas” do autor Tarso Mazzoti e “A educação para além da Capital” de Istavan Mészáros, pude refletir e compreender melhor sobre a educação e a sociedade brasileira através das teorias de Marx e Meszáros, onde nos mostram que o mundo está ligado ao capitalismo.
Karl Marx realiza investigações sobre o modo de produção capitalista e as condições para superá-lo, com rumo de obter uma sociedade sem classe e na qual a propriedade privada seja extinta. Essa idéia implica relações sociais e globais, rompendo com os instrumentos da dominação da burguesia.
Deste modo, para haver uma nova sociedade, era necessário uma revolução e conscientização da classe trabalhadora e todos os homens recuperassem seu pleno desenvolvimento intelectual, físico e técnico. Assim, a educação passa a ter importância no pensamente marxista.
O filósofo nos relata que precisamos “arrancar a educação da influência da classe dominante do modo burguês de ver o mundo, se não quisermos que as crianças sejam transformadoras em simples objetos de comércios, em simples instrumentos de trabalho”. Concordo com sua afirmação, pois a educação tinha mesmo a finalidade de preparar os indivíduos para atender as maiores necessidades da camada dominante.
Neste sentido, acredito que ainda percebemos a existência dessa tal finalidade na área educacional, pois muitos professores ainda seguem o modelo de ensino tradicional, onde os alunos são ensinados a não questionarem e nem tão pouco a pensarem por si próprios.
A escola é vista como um instrumento para impor a ideologia capitalista propagando uma visão do mundo acrítica e passiva para que se aceite a exploração do proletariado como algo natural e que sempre existiu e existirá.
Portanto, acredito que devemos reverter esse quadro através da educação e conscientização e luta de classes para ai sim transformar a sociedade. Desta maneira, devemos sempre repensar em nossas práticas pedagógicas, sobre nossas ações a fim de formar alunos autônomos, que pensem por si próprios, que contribuem para uma sociedade igualitária e não pessoas habituados a pensar como a camada mais poderosa deseja.

Projeto de Aprendizagem

No dia 13 de outubro de 2008, segunda-feira, tivemos nossa aula presencial de Seminário Integrador V e Projetos Pedagógicos em Ação, onde através do comentário da professora Nádie, possibilitou nos diálogos entre o grupo do Projeto de Aprendizagens levando a perceber que a pesquisa que estávamos realizando estava nos indicando um outro caminho, ou seja, ao emagrecimento e não a resposta da pergunta central “Há pessoas que comem e engordam e outras que comem e não engordam? Por quê?”.
Deste modo, o grupo decidiu se reunir presencialmente no Pólo no dia 15 de outubro de 2008 (terça-feira) para a reformulação do nosso PA.
Neste encontro, analisando o que havíamos citado anteriormente no projeto, decidimos modificar nossa pergunta para: "Há pessoas que comem excessivamente e não engordam? Por quê?" e elegemos novas certezas provisórias e dúvidas temporárias para a mesma, levando a um objetivo principal, de responder nossa curiosidade.