PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Gestão democrática escolar

A partir das leituras dos textos e atividades propostas pela Interdisciplina Organização do Ensino Fundamental percebi que alguns elementos são fundamentais para a existência da gestão democrática escolar.
Dentre estas, é essencial a participação efetiva de toda a comunidade escolar (pais, professores, funcionários, alunos) nas decisões da escola para poderem opinar, concordar, discordar e todos chegarem a uma conclusão, bem como o respeito à opinião do próximo, pois muitas vezes não é fácil conciliar suas idéias.
Para que essa participação realmente ocorra é necessário que a escola abra espaço para a sociedade, para todos participarem, como por exemplo, na construção do Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, aonde debatem, discutem e estabelecem as concepções de currículo, de avaliação, da sociedade escolar e dentre outros diversos setores em que a escola deve se organizar e seguir.
Do mesmo modo, outro princípio básico de uma gestão democrática é a transparência na prestação de contas, bem como nos atos administrativos, possibilitando que todos fiquem sabendo da realidade escolar, ou seja, que os envolvidos verifiquem se realmente está ocorrendo essa transparência financeira na prática, dando sugestões sobre o destino das verbas da instituição.
Acredito que a democracia deve começar na própria sala de aula, ouvindo os alunos em suas opiniões e idéias, para que possam obter o exemplo e segui-la.
Estes processos ainda é um caminho a ser percorrido, a maioria das escolas está em processo de transformação, na luta de uma melhor qualidade a todos e não devemos desistir, para construirmos uma escola diferente e percebendo a mudança ocorrida na prática.
Portanto, é necessário a escola abrir as portas para que todos os envolvidos (sociedade) possam realmente participar com a instituição e decidirem sobre a organização e funcionamento do espaço escolar em que estão inseridos, podendo praticar a gestão democrática.
Como citou a professora Lisete Aleraro (Professora da FEUSP) no Vídeo “Um salto para o futuro” que “não se construirá uma escola brasileira de qualidade sem participação”.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

PPP e Regimento Escolar

A partir dos estudos realizados pela Interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental, pude perceber que para a construção de uma escola democrática é necessário abrirmos espaço a dois instrumentos: Projeto Político Pedagógico e Regimento escolar.
O PPP define-se como um documento contendo regras institucionais com que a mesma irá se organizar. É construído pela comunidade escolar, as quais debatem, discutem e estabelecem as concepções de currículo, de avaliação, da sociedade escolar e outras, com o objetivo de criarem referências e diretrizes próprias para a prática que se pretende implantar.
Já o Regimento Escolar é um documento administrativo e normativo de uma instituição, ou seja, que contém em normas específicas, com registros gerais dos procedimentos, funções, atribuições e composições dos diversos setores em que a escola deve se organizar e seguir. Este é originado pelo PPP.
Neste processo de reflexões, constatei que eles devem caminhar juntos, pois suas relações (desejos e regras) têm valores simbólicos à instituição escolar, onde um orientará as práticas escolares, oficializando as idéias contidas no desejo teórico.
Do mesmo modo, para haver uma escola democrática é necessário haver a participação de toda a comunidade escolar (pais, professores, alunos, funcionários...) e que a mesma abra espaço para poderem opinar, decidir e estabelecer suas concepções e até as execuções do Regimento e PPP da escola.
Igualmente é preciso que haja transparência na prestação de contas, bem como em todos os atos administrativos, possibilitando que todos fiquem sabendo da realidade escolar.
Portanto, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar estão interligados e são aportes para uma escola democrática, onde na prática formará alunos críticos, autônomos, que pensem por si próprio, que contribuem para uma sociedade igualitária e de transformá-la.