Ao término do Projeto de Aprendizagens, pude refletir sobre minhas descobertas no decorrer deste trabalho.
Dentre estas, em relação à busca da resposta da pergunta central: “Ocorreram algumas mudanças na estrutura dos jogos de antigamente em relação aos dias atuais, desenvolvidos livremente pelos alunos das séries iniciais da escola Baréa?”, eu e o grupo, através de pesquisas, podemos perceber que houve mudanças na estrutura dos jogos desenvolvidos pelos atuais e ex-alunos da escola Baréa.
Assim, notamos que estas se deram em torno de fatores socioculturais, como o faz de conta, (onde as crianças atualmente eram “mães” também trabalhando em outros lugares, e não somente em casa, como antigamente) e no pula-corda (atualmente com cantigas), mas nenhum jogo mudou totalmente seu desenvolvimento e organização.
Cabe destacar que todo Jogo é constituído por regras obrigatórias. Neste sentido, defini o “faz-de-conta” como jogo e não brincadeira como pensava, já que ele é constituído de regras imaginárias quando desenvolvido pelas crianças.
Do mesmo modo, através do Projeto de Aprendizagem, pude aprender que se deve partir da curiosidade do aluno para sua realização, pois a pesquisa irá se desenvolver com mais interesse, e que o professor aprende juntamente com o aluno, e vice-versa, pois o papel do educador é ser um orientador, mediador neste processo.
Ainda, aprendi a extrair e ligar conceitos com os verbos de ligação, ou seja, frases de ligação, identificando os conceitos que foram abordados no PA, podemos visualizá-lo o projeto no mapa conceitual como um todo.
Outro fator importante foi que o percebi que é possível trabalhar a distância, já que nossos encontros foram praticamente realizados pelo MSN e Pbwork.
Estas foram algumas descobertas muito significativas para mim.
sábado, 17 de outubro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)