PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sábado, 17 de outubro de 2009

Projeto de Aprendiagens

Ao término do Projeto de Aprendizagens, pude refletir sobre minhas descobertas no decorrer deste trabalho.
Dentre estas, em relação à busca da resposta da pergunta central: “Ocorreram algumas mudanças na estrutura dos jogos de antigamente em relação aos dias atuais, desenvolvidos livremente pelos alunos das séries iniciais da escola Baréa?”, eu e o grupo, através de pesquisas, podemos perceber que houve mudanças na estrutura dos jogos desenvolvidos pelos atuais e ex-alunos da escola Baréa.
Assim, notamos que estas se deram em torno de fatores socioculturais, como o faz de conta, (onde as crianças atualmente eram “mães” também trabalhando em outros lugares, e não somente em casa, como antigamente) e no pula-corda (atualmente com cantigas), mas nenhum jogo mudou totalmente seu desenvolvimento e organização.
Cabe destacar que todo Jogo é constituído por regras obrigatórias. Neste sentido, defini o “faz-de-conta” como jogo e não brincadeira como pensava, já que ele é constituído de regras imaginárias quando desenvolvido pelas crianças.
Do mesmo modo, através do Projeto de Aprendizagem, pude aprender que se deve partir da curiosidade do aluno para sua realização, pois a pesquisa irá se desenvolver com mais interesse, e que o professor aprende juntamente com o aluno, e vice-versa, pois o papel do educador é ser um orientador, mediador neste processo.
Ainda, aprendi a extrair e ligar conceitos com os verbos de ligação, ou seja, frases de ligação, identificando os conceitos que foram abordados no PA, podemos visualizá-lo o projeto no mapa conceitual como um todo.
Outro fator importante foi que o percebi que é possível trabalhar a distância, já que nossos encontros foram praticamente realizados pelo MSN e Pbwork.
Estas foram algumas descobertas muito significativas para mim.