PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Reflexões sobre a Prática Pedagógica

Através dos estudos que as Interdisciplinas estão nos proporcionando neste semestre, pude perceber alguns elementos fundamentais para nosso estágio que se aproxima no próximo ano, ou seja, para nossa prática pedagógica.
Neste sentido, é fundamental a presença do diálogo entre os alunos e professores, conhecendo qual é o interesse do grupo/turma para avançar nos conteúdos a partir dos seus saberes, ou seja, seus conhecimentos prévios e experiências, seja alunos de EJA, educação infantil ou séries iniciais.
Desta forma, o planejamento deve ser flexível, com intencionalidade, onde os alunos aprendam não apenas a fazer e sim pensar, questionar, decidir, arriscando propostas e alternativas contextualizadas e articuladas.
Do mesmo modo, o trabalho colaborativo também deve se fazer presente, valorizando-o, bem como respeitar as individualidades de cada um, já que cada um apresenta uma realidade diferente.
Estes são alguns princípios essenciais dentre diversos existente na prática, desenvolvendo cidadãos autônimos, participativos, sendo capazes de transformar a sociedade.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Temas geradores

Neste semestre, a Interdisciplina de Didática está nos destacando à importância de temas geradores na prática pedagógica, assim pude confirmar e compreender melhor sobre o mesmo.
Para desenvolver este trabalho na sala de aula, é fundamental a presença do diálogo entre a turma e os alunos terem o direito de opinar, formar questionamentos, refletir, apresentar sua visão de mundo, indo à busca pelo aprendizado.
Neste processo de interação, um aprende com o outro, seja o professor e aluno ou entre colegas, pois mesmo sendo alfabetizado ou não, o indivíduo chega à escola com uma cultura que não é pior ou melhor que a do educador e que deve ser valorizada.
Através dessas discussões, irá permitir que a turma aborde uma situação que é de interesse geral, chegando assim ao tema gerador, que será significativo a ele, construindo sua visão crítica sobre o mesmo.
Ao chegar neste assunto concreto, irá possibilitar que o educando vá à busca por novos conhecimentos e que a partir dele, irá compreender mais criticamente a realidade em que está inserido, pois conhecendo o aluno vai entender a situação e em seguida vai poder questioná-la, entendendo que é capaz de transformar a sociedade.
Portanto, é muito importante trabalhar com temas geradores, pois assim conhecemos o pensamento-linguagem referido à realidade do aluno, os níveis de percepções desta realidade, sua visão de mundo, e situações que sejam significativas ao contexto do educando.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

EJA

A partir dos estudos realizados em EJA até o momento, ou seja, leituras, discussões em fórum, aula presencial e atividades, fez com que eu ampliasse meus conhecimentos sobre a educação de jovens e adultos.
Neste sentido, acredito que na prática educativa, não podemos considerar este público como crianças, uma vez que ao longo da vida, vão se introduzindo no mundo da escrita e leitura enquanto sistema simbólico e tecnologia. Assim, não bastam estes alunos sentir a “necessidade” de alfabetizar-se ou continuar seus estudos, eles precisas sentir-se dentro da sala de aula, com suas especificidades e experiências.
Devemos fazer com que estes alunos sejam atraídos pela escola, trazendo o diálogo para a sala de aula, tendo o direito de opinar, formar questionamentos, apresentar sua visão do mundo, bem como valorizar seus conhecimentos prévios, já que trazem uma carga de conhecimentos e devemos criar condições para que estes se ampliem.
Da mesma forma, precisamos estar preparado para interagir com este público alvo, pois devemos levar em consideração e valorizar as diferentes práticas letradas, ou seja, mesmo não sendo alfabetizados, eles já sabem fazer o uso da leitura e escrita, como realizar pagamentos, participar e saber de regras esportivas, etc., além de pertencem a distintas comunidades com diferentes culturas, cada um com um modo de vida diferente.
Assim sendo, faz-se necessário que trabalhamos com diversos métodos e tempo no perfil do estudante de modo diferenciado, já que cada um se encontra em uma capacidade cognitiva.
Para isso, é importante trabalharmos com diferentes linguagens: teatro, cartazes, recortes, etc., para que possam expor sua realidade de vida e sua visão sobre o assunto de seu interesse ou o tema gerado na sala de aula, caso contrário, pode ocorrer a evasão escolar, já que o mesmo não é de seu interesse.
Com algo concreto, os indivíduos vão poder refletir, possibilitando com que vá à busca por novos conhecimentos e a partir dele, compreenderá mais criticamente a realidade em que está inserido, pois conhecendo o aluno vai entender a situação e em seguida vai poder questioná-la, entendendo que é capaz de transformar a sociedade.
Portanto, compreendi também o quanto é muito importante trabalhar a oralidade para a escrita com jovens e adultos, permitindo uma reinterpretação do assunto abordado, conhecendo o pensamento-linguagem referido à realidade do aluno, os níveis de percepções desta realidade, sua visão de mundo através de situações que sejam significativas ao contexto do educando.