PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sábado, 24 de abril de 2010

2ª semana - Estágio

Relembrando meus planejamentos de aulas propostos a turma, bem como colocados em prática, pude perceber a grande importância de se ter um planejamento flexível e aberto a mudanças.
Durante este período inicial de estágio, ocorreram várias adaptações em meus planejamentos, pois houve alguns imprevistos, mas não deixei com que os mesmos fossem ignorados.
Um dos fatores foi em relação ao tempo, onde propôs determinadas atividades que levariam mais tempo e assim, ficaram para ser realizadas nas próximas aulas. Outro é em relação à dificuldade de aprendizagens dos alunos, como por exemplo, na hora que apresentaram uma dificuldade em relação à atividade proposta sobre o assunto sinais de pontuação, aperfeiçoei a mesma tendo em vista as aprendizagens dos alunos, concretizando assim os meus objetivos.
Neste sentido, cabe que o educador esteja sempre em alerta para diagnosticar obstáculos encontrados e a cada dia que passa, novas experiências vão sendo adquiridas e, além disso, como cita Paulo Freire “é pensando criticamente a prática de hoje, ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática” (1996,p.39).

domingo, 18 de abril de 2010

1ª semana - Estágio

Esta semana iniciei meu estágio com a turma do 5ª ano.
No primeiro dia de aula, embora que já acompanhasse a turma, me deu um “friozinho na barriga”, mas a cada dia que passa, estou me familiarizando mais com os alunos.
Esta semana, procurei trazer atividades variadas e interativas, como entrevista, passeio, recortes, pintura, etc., onde pude perceber o envolvimento deles nos trabalhos e suas aprendizagens. Como por exemplo, na entrevista e no passeio, além de adquirir conhecimentos sobre a comunidade de Chapada dos Mesquitas, adquiriram também sobre valores de vida.
Assim, para perceber este processo, as reflexões diárias estão sendo muito importantes.
Estou gostando muito, e o tempo passa rápido, quando vejo já é hora do recreio e em seguida, já vai bater o sinal para ir embora!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Em nossa segunda aula presencial de Seminário Integrador VIII realizada no dia 05 de abril de 2010, segunda-feira, recebemos mais orientações em relação ao estágio que se inicia efetivamente em sala de aula no dia 12 de abril.
Neste encontro, primeiramente conhecemos as supervisoras Carla e Márcia e algumas educadoras (colegas) que serão orientadas pelas mesmas, nos apresentamos, falamos brevemente sobre nossa escola e a turma em que vamos atuar. Do mesmo modo, dialogamos sobre nosso planejamento, o quanto é importante haver uma prática inovadora, trazendo a tecnologia (informática) e a interdisciplinaridade a sala de aula, itens estes que procurarei buscar a minha prática.
Nesta semana, comecei a planejar, darei continuidade ao projeto da escola “Resgatando Raízes”, a qual visa resgatar a história das localidades que fazem parte do nosso município Três Cachoeiras, levando os alunos a conhecer e valorizar as localidades em que moram, bem como de seus colegas e amigos e agindo como seres humanos críticos e transformadores da sociedade.
Neste sentido, nesta semana, realizarei com os alunos o passeio na comunidade de Chapada dos Mesquitas, a qual ficou definida por sorteio a ser pesquisada pela turma, entrevista com o morador da mesma (as perguntas já foram feitas anteriormente pelos alunos), cartazes com desenhos utilizando de tintas, recortes da rosa-dos-ventos, que será trabalhado sobre a orientação, etc.
Assim sendo, pretendo valorizar os trabalhos em grupos, desenvolver a criatividade, habilidades de pesquisa, etc., valorizando a construção do conhecimento.

sábado, 3 de abril de 2010

Estágio

Nesta semana realizei a atividade proposta pela Interdisciplina Seminário integrador VIII, onde apresentei a escola em que realizarei meu estágio. Do mesmo modo, a turma e a arquitetura pedagógica pensada para o mesmo.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari fica localizada na localizada na localidade de Vila Fernando Ferrari, no município de Três Cachoeiras. Considera-se uma escola pólo por atender alunos da comunidade (Vila Fernando Ferrari) e comunidades vizinhas: Chapada dos Mesquitas, Chapada do Alegrete, Mesquitas, Caravágio e Alegrete.
Atualmente, a escola atende 194 alunos e há 20 professores.
Em relação à turma do 5º ano, a qual realizarei meu estágio no turno da tarde, é composta de 15 alunos, sendo 9 meninas e 6 meninos, onde 2 são repetentes da 4ª série.
Em sala de aula os alunos demonstram-se calmos, carinhosos, participativos e criativos nas atividades realizadas. Há alguns alunos que possuem dificuldades em português e matemática. Estes participam de aula de reforço uma vez por semana em turno inverso.
No meu estágio efetivo em sala de aula, darei continuidade ao Projeto da Escola “Resgatando Raízes” que está que está sendo iniciado em sala de aula pela professora titular.
Neste processo, procurarei desenvolver uma proposta que seja prazerosa, interativa, fazendo da sala de aula um lugar onde um aprende com o outro e juntos construiremos conhecimentos, ampliando a visão do mundo, etc., partindo da realidade e experiências dos alunos, utilizando de diversas estratégias e atividades como: pesquisas, textos, explosão de idéias (debates), sugestões, realização de passeios, construção de maquetes, cartazes, álbum seriado, etc. bem como a utilização da tecnologia.
Assim, estarei rompendo com as formas tradicionais de trabalho, ou seja, a memorização e sim preparando as novas gerações para conviver, partilhar e cooperar na sociedade, e para isso devemos fazer com que a sala de aula seja um espaço aberto à reflexão, analise e prática, bem como que seja atraente e convidativa aos educandos.