PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

domingo, 30 de maio de 2010

Trabalhando com poesias...

Durante algumas semanas já ocorridas, estamos trabalhando sobre a alimentação e saúde, devido este ser o assunto de curiosidade da turma.
A partir deste, foram desenvolvidas diversas atividades, como leitura de poesias e receitas, onde os alunos ficaram fascinados pela literatura, rindo, suscitando seu imaginário, desenvolvendo a curiosidades, etc., conforme estudamos em Literatura e no capitulo do livro “Literatura Infantil – Gostosuras e bobices” de Fanny Abramovich que ao ler uma história, a criança pode “...sorrir, rir, gargalhar com situações vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever dum autor... também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas...”.
Também a culinária, no preparo de um bolo de açaí na cozinha, com a participação de todos, que adoraram a idéia e além da escrita do modo de preparo, desenvolvendo seus conhecimentos obtidos perante a observação, atenção e contribuição ao preparo do bolo.
Durante essa semana, apresentei aos alunos a poesia “Receita da Vovó”, a qual é uma poesia que traz uma receita em forma de poesia. Diante dessa, com o conceito de “poesia” criado pelos alunos, criamos em coletivo uma poesia a partir dos ingredientes e modo de preparo do bolo de açaí. Esta ficou muito bonita, com ritmos, rimas, etc.
Poesia gostosa
Ponha os ovos em uma tigela
coloque o açúcar dentro dela.
Bata bem na batedeira
faz o bolo a cozinheira.
Acrescente o azeite e a farinha
para a massa ficar fofinha.
Vai um pouquinho de fermento
para entrar em fase de crescimento.
O leite deve estar quentinho,
para o bolo ficar gostoso
igual a um doce beijinho.
Coloque a metade da massa
na forma engraxada
com a ajuda da criançada.
Ao restante que sobrou na bacia,
Coloque açaí com alegria
e assim termina a poesia.
A partir desta, cada aluno trouxe uma receita de casa e criou sua própria poesia, expondo-as no saguão da escola, com a confecção de um varal. Estas ficaram criativas, havendo a presença da criatividade, com rimas e ritmos, demonstrando seus novos conhecimentos.

sábado, 22 de maio de 2010

Refletindo sobre este período de estágio, percebi que a maioria dos objetivos já foram alcançados... Destaco isso por confirmar tanto de meus alunos em suas aprendizagens quanto das supervisoras do estágio, de que minhas ações estão sendo de acordo com os conhecimentos adquiridos durante os semestres já estudos.
Este período esta sendo de grande valia para meu crescimento profissional, pois a cada algo novo, estudo sobre o assunto, aprofundando meus conhecimentos. Como por exemplo, em artes, estou indo a busca de pintores que apresentam obras em relação à alimentação, pois este assunto é de curiosidade dos alunos. Da mesma forma, procuro rever as teorias estudadas ao longo destes eixos para fundamentar minhas reflexões diárias, bem como os resultados de minhas ações, a fim de modificar ou não meu planejamento na prática.

sábado, 15 de maio de 2010

Interdisciplinaridade

Durante meu estágio, mesmo realizando avaliações com notas, estou fazendo o possível para romper com as formas tradicionais de trabalho, não dando ênfase a atividades que envolvem memorização. Estou sempre procurando trabalhar em grupos para socializarem idéias, aprendendo assim a conviver e respeitar o próximo.
Um exemplo, esta sendo os Projetos de Aprendizagens, o qual partiu das curiosidades dos alunos.
A partir deste, observando minhas aulas, a Interdisciplinaridade está se fazendo presente, além do projeto envolver ciências (alimentação e saúde) e português, nas demais disciplinas também, como história (comida dos índios, herança de comidas deixadas por eles), inglês (alimentos consumidos no dia a dia pelos alunos), artes (pintores e obras que apresentam a agricultura e alimentos), matemática (gráfico, sistema monetário e medidas), etc., sendo que estes dois últimos ainda não foram desenvolvidos em aula, mas será trabalhado.
Portanto, acredito que devemos conciliar a curiosidade dos alunos com outras disciplinas, refletindo sobre estas e buscando assim e novos conhecimentos.
Nos educadores precisamos ser companheiros de nossos alunos na busca de aprendizagens, se juntarem a eles para descobrirem o novo e não aquele professor que repete conteúdos congelados dos livros, por que isso só vai ser transmitido quando ele quiser, ou seja, somente irá reproduzir conhecimentos.

sábado, 8 de maio de 2010

Projeto de Aprendizagens

Acredito que seja muito importante desenvolver trabalhos partindo das curiosidades/perguntas dos alunos. Então, durante esta quarta semana de estágio, comecei a desenvolver o projeto de Aprendizagens com a turma.
A questão central da turma ficou definida: “Qual a relação existente entre a saúde e a alimentação?”.
Segundo Beatriz Madelena e Iris Costa (2003), a questão norteadora de um projeto “determina a atividade mental em certa direção. Só buscamos respostas quando temos uma pergunta, só procuramos alguma coisa quando sentimos necessidade e temos uma idéia acerca do que queremos encontrar. É a natureza da questão que levantamos que determina o que precisamos buscar, o que investigar. Esse movimento investigativo tem um ponto de partida que se constrói sobre o conhecimento prévios dos envolvidos.”
Neste sentido, em grupos, os alunos levantaram as certezas temporárias ou seja, destacaram seus conhecimentos prévios. Também as dúvidas temporárias, que são as lacunas que eles mesmos detectam em seus conhecimentos.
Durante a atividade, percebi neles que um dava a opinião aos demais e formulavam suas certezas e dúvidas. Alguns grupos tinham mais certezas, sabendo mais sobre o assunto e outros mais dúvidas.
Algumas certezas que destacaram foram que precisam levar as mãos antes das refeições, lavar frutas antes de comer, manter a água limpa, guardar as frutas em lugares limpos, etc. ações estas que vivenciam no dia-a-dia, como por exemplo, na hora do lanche na escola, lavam a mão entes de ir merendar. Enquanto nas dúvidas, não sabiam se o chocolate era bom para a saúde, quais os alimentos que prejudicam nossa saúde, qual o alimento que não tem vitamina, etc.
Diante disto, a turma já está indo em busca de sua curiosidade, pesquisando na biblioteca da escola e irão pesquisar em sites na internet. Após estas pesquisas, prepararão uma apresentação de seu PA aos demais colegas.
A proposta de um PA se confronta com o modelo de método tradicionalmente trabalhado, pois é um conjunto de etapa/passos, que vão sendo sucessivamente realizados, partindo da observação, levantamento de hipóteses até chegar a resposta final e a comunicação dos resultados. Todos os momentos do trabalho são fundamentais para a construção de conhecimentos, oportunizando a autoria e comunicação dos aprendizados através de argumentos e evidências.

domingo, 2 de maio de 2010

Projeto "Resgatando Raízes"

Durante o mês de março e abril, a escola realizou o projeto “Resgatando Raízes” e no dia 30 de abril (sexta-feira) foi realizada a amostra de trabalhos desempenhados pelas turmas da escola.
A turma (5º ano) criou desenhos das paisagens da comunidade, maquete, entrevistas e textos sobre a entrevista, criando álbum seriado para amostra, além de demais atividades/temas que foram realizadas em sala de aula envolvendo o português, estudos sociais, artes...
Foi um projeto muito interessante e especial, onde os alunos puderam valorizar e conhecer o lugar em que moram, bem como o passado, entendendo seu presente para agirem como seres humanos críticos e transformadores da realidade.