PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sábado, 30 de outubro de 2010

Reflexões Eixo VII

Refletindo sobre as Interdisciplinas pertencentes ao Eixo VII, destaco a Interdisciplina de Linguagem e educação, pois esta contribuiu a minha prática de Estágio Curricular, formação docente e consequentemente ao meu TCC.
Foi nos apresentado o texto “Práticas de leitura, escrita e oralidade nos Anos iniciais do ensino fundamental” de Fernanda Vidal e Rosa Maria Silveira. Neste, as autoras descrevem que devemos “investir na exploração de diferentes portadores textuais (receitas, poemas...) no trabalho em sala de aula é uma estratégia adequada a ser utilizada pelos professores e professoras que, desta forma, estará contribuindo para a qualificação da produção textual de escritores...”. Isso pode ser confirmado por mim na prática de estágio, pois trabalhei com leituras de poemas e receitas juntamente, o qual desencadeou nos alunos a curiosidade, o interesse, vontade de realizar a culinária. Perante este último, surgiram outros novos conhecimentos e no modo de fazer do bolo, por exemplo, contribuiu à sua escrita, já que eles o elaboraram após a realização do bolo.
Da mesma forma, foi possível perceber crescimentos nos poemas escritos pelos alunos, onde através de receitas trazidas de sua casa, criaram belos poemas. A desenvoltura nas palavras, expansão no vocabulário também foi possível perceber não só nos poemas elaborados, mas também em atividades posteriores, como no caso do mapa conceitual a respeito de alimentação e saúde.
Estes fatos, destaquei na parte metodológica de meu TCC, pois trabalhando com poesias, ampliaram-se tanto a leitura quanto a escrita dos alunos.

sábado, 23 de outubro de 2010

Reflexões Eixo VI

Ao retornar os estudos do Eixo VI, destaco a Interdisciplina Filosofia da Educação, que colaborou para a realização de meu TCC.
Esta contribui com o exercício de argumentação, onde em atividades como, por exemplo, no fórum, tínhamos que defender ou acusar as idéias de um antropólogo e outras atividades que foram propostas. Diante destas, possibilitou que desenvolvesse o poder de argumentação sobre as idéias de determinado tema, apresentar minha visão do mundo, analisar um problema... elementos estes que vão ao encontro do TCC, pois devo fazer com que o leitor compreenda o que pretendo transmitir, ou seja, entendendo meu pensamento sobre o assunto: poesias na formação de leitores e escritores.
Neste semestre, também destaco a Interdisciplina Seminário Integrador VI, que nos proporcionou conhecimentos a cerca dos Projetos de Aprendizagens, onde em grupos, realizamos um PA de acordo com o assunto de nosso interesse, aprendendo a formular pergunta, como pesquisar em sites seguros, analisar outros projetos, etc. Estes conhecimentos, pude colocar em prática com os alunos em meu Estágio, que foi muito interessante, pois através deste PA, conheci qual tema de curiosidade dos alunos, sendo um orientador, aprendendo junto com eles durante a pesquisa e averiguando as informações coletadas.
Da mesma forma, um PA e o TCC possuem muitas relações, pois parte de uma curiosidade, há o levantamento de questão, hipóteses, analisar os dados lidos e coletados que cabe a pesquisa, fazendo refletir sobre o assunto e argumentando.
Portanto, estes conhecimentos me ajudaram na elaboração de meu TCC.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Reflexões Eixo V

Refletindo sobre os estudos do Eixo V, constatei que a única Interdisciplina que contribui para meu Trabalho de Conclusão de Curso foi a de Seminário Integrador V, pois a Interdisciplina: Psicologia da Vida adulta proporcionou conhecimentos a cerca da vida adulta, o que é ser adulto, fases da vida descritas por Erikson...; Organização e Gestão da Educação desenvolveram estudos sobre a Política, Educação Nacional e sistema de ensino, educação básica, financiamento destinados a educação, sobre os profissionais (professores) e Diretrizes Curriculares; Organização do Ensino Fundamental abordou sobre a Gestão democrática na escola, como seus elementos e espaços para a construção de uma escola pública democrática, organização do currículo e Regimento escolar e avaliação; assuntos estes que não são abordados em meu TCC.
Porém, com os estudos da Interdisciplina Seminário Integrador V, através do trabalho de Projeto de Aprendizagens fez com que percebesse se a pergunta do projeto estava muito ampla, muito específica, produtiva ou não, se tinha que reformulá-la, etc., o que me fez refletir sobre a questão de meu TCC. Como por exemplo: minha primeira pergunta era: “Como a literatura infantil pode auxiliar os alunos das séries iniciais do ensino fundamental a se tornarem leitores de fato?”, e atualmente está: “Como a poesia auxilia os alunos dos anos iniciais a se tornarem leitores e escritores?”, onde pensando sobre a primeira, verifiquei que deveria especificar mais, abordando que tipo de literatura, ou seja, a poesia, como ficou a última.
Também foi proporcionado conhecimentos sobre “Conceitos”, o que era, como extraí-lo de uma frase, texto... Fato este que também foi realizado no trabalho de conclusão, onde destaquei os conceitos que darão rumo à pesquisa, contribuindo para análise, compreensão e construção de meu conhecimento sobre o assunto: poesias.