PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Evidência e Argumentação












Após assistir o filme “12 homens e Uma Sentença”, achei a história muito interessante, pois através dele podemos observar claramente as diferenças entra evidência e argumentação:
EVIDÊNCIA é algo que parece ser verdade em um primeiro momento, mas quando questionada, pode surgir outras hipóteses, tornando a primeira evidência questionável, ou seja, a evidência é um fato, acontecimento, objeto que pode servir para provar aquela linha de raciocínio e o ARGUMENTO é essa linha de raciocínio para defender ou questionar algo.
Assim sendo, como no filme, onde 12 jurados estavam reunidos em uma sala para decidir uma sentença, esta, que o rapaz seria culpado ou inocente pelo assassinato de seu pai. No primeiro momento, 11 jurados acreditavam nas evidências propostas no tribunal (que o réu seria culpado), enquanto somente um jurado (que acreditava que poderia ser inocente) propôs uma nova argumentação, a fim de que todos refletissem e mudassem de opinião/posicionamento, concluindo que o réu era inocente do crime.
Posso citar um exemplo, o de usarem a faca na noite do crime como evidência, a qual seria de difícil acesso à compra, mas foi argumentado por um dos jurados, que era realmente de difícil acesso naquela cidade, porém não impossível de adquirir uma semelhante, pois havia comprado uma igual de um vendedor de rua ali perto.
Deste modo, pode observar que é muito importante a argumentação, fazendo assim a reflexão, questionamento, a dialogar sobre o fato, acontecimento, e podendo até modificar nosso pensamento e dos outros, sobre algo que até então parecia correto, ou seja, é essencial fazermos uma boa análise das evidências.
Portanto, ao estudar esta temática, posso relacionar com minha prática, obtendo uma nova visão sobre evidência e argumentação.

Música



A partir de nossa aula presencial e as atividades já realizadas de Música na Escola, pude perceber que a música está presente em todos os momentos de nossa vida. Muitas vezes achamos que não sabemos nada sobre a ela, que não temos o dom de faze - lá, mas somos capazes de fazer a música, todos são cantores, pois está presente em nosso dia a dia, devemos somente saber dar tons as palavras, falas, toques...
Assim sendo, damos tons de voz em muitas expressões, como por exemplo: “hum”, “ufa”, “ui”, “piss”, “ai”, dentre outras, formando pequenas melodias, cada um com seu tom, sendo de alívio, susto, pensativos, admirados....
Portanto, a música desempenha um grande papel em várias funções vitais, tanto de alegrar, consolar, ensinar, divertir, despertar lembranças, etc. como desenvolver o ensino aprendizagem de nossos alunos e que as pessoas também libertem suas fantasias e a imaginação.

Atualmente quando escuto a música “Dias melhores”, de Jota Quest, lembro de quando fomos e cantamos essa música na festa do PEAD na UFRGS.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

A leitura é muito importante em nossa vida e na vida das crianças desde cedo.
Ao ouvi-la pode estimular a desenhar, o musicar, o imaginar, o escrever, pintar... formando indivíduos ativos, reflexivos, criativos...
Assim sendo, ao contarmos uma história, é muito importante conhecê-la antes, fazendo o uso de pausas durante a cotação da mesma, criando desta forma suspense, prendendo a atenção dos espectadores e também utilizar diversos recursos, fazendo com que seja emocionante, divertida,...
É muito interessante trabalharmos com os contos de fadas em nossas aulas, onde os alunos constroem e reconstroem significados das histórias além de desenvolverem o prazer pela leitura.
Assim sendo, nos educadoras devemos transmitir confiança, motivar a atenção e despertar admiração de nossos alunos, para que desde cedo busquem o gosto de ler descobrem os encantos das histórias.

Aprendizagem cooperativa

No inicio do curso alguns colegas e eu criamos um grupo de estudos, a qual contribui para nosso aprendizado. Este foi influenciado pelas atividades em grupo da Interdisciplina de Psicologia.
Ressalto a importância do trabalho em grupo, onde todos participam, refletem e expressão suas opiniões, ocorrendo à troca de idéias, dicas, ajuda mútua, que contribui para o conhecimento de ambas as partes.
Este conjunto de elementos evidencia que mesmo que se trabalhe em equipe, a aprendizagem também é individual.
Dentre muitas aprendizagens, posso relatar algumas situações do trabalho em equipe.
Obtive conhecimentos referentes à tecnologia como, por exemplo, a criação de mural, calendário, etc. no blog e pbwiki, quando minha colega Catiane me explicou passo a passo como se fazia. Além de o gupo de estudos sempre debater os assuntos propostos pelas atividades das interdisciplinas, para maiores conhecimentos e depois cada um desenvolver suas atividades.
Deste modo o compartilhamento de idéias faz com que ampliamos nossos conhecimentos e estejamos abertos para novas idéias e novas concepções, fazendo assim com que aumentamos nossas aprendizagens.
Destaco o quanto é essencial desenvolvermos atividades em grupo entre a turma e incentivar esta, ocorrendo assim à troca de experiências, idéias, dicas, interação entre os alunos, etc. desenvolvendo a construção do conhecimento de uma forma interessante.