PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Evidência e Argumentação












Após assistir o filme “12 homens e Uma Sentença”, achei a história muito interessante, pois através dele podemos observar claramente as diferenças entra evidência e argumentação:
EVIDÊNCIA é algo que parece ser verdade em um primeiro momento, mas quando questionada, pode surgir outras hipóteses, tornando a primeira evidência questionável, ou seja, a evidência é um fato, acontecimento, objeto que pode servir para provar aquela linha de raciocínio e o ARGUMENTO é essa linha de raciocínio para defender ou questionar algo.
Assim sendo, como no filme, onde 12 jurados estavam reunidos em uma sala para decidir uma sentença, esta, que o rapaz seria culpado ou inocente pelo assassinato de seu pai. No primeiro momento, 11 jurados acreditavam nas evidências propostas no tribunal (que o réu seria culpado), enquanto somente um jurado (que acreditava que poderia ser inocente) propôs uma nova argumentação, a fim de que todos refletissem e mudassem de opinião/posicionamento, concluindo que o réu era inocente do crime.
Posso citar um exemplo, o de usarem a faca na noite do crime como evidência, a qual seria de difícil acesso à compra, mas foi argumentado por um dos jurados, que era realmente de difícil acesso naquela cidade, porém não impossível de adquirir uma semelhante, pois havia comprado uma igual de um vendedor de rua ali perto.
Deste modo, pode observar que é muito importante a argumentação, fazendo assim a reflexão, questionamento, a dialogar sobre o fato, acontecimento, e podendo até modificar nosso pensamento e dos outros, sobre algo que até então parecia correto, ou seja, é essencial fazermos uma boa análise das evidências.
Portanto, ao estudar esta temática, posso relacionar com minha prática, obtendo uma nova visão sobre evidência e argumentação.

Nenhum comentário: