PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Teatro

Com base nas leituras e atividade realizada na Interdisciplina de Teatro e Educação, pude perceber que o teatro engloba as mais diversas expressões corporais (movimentos, gestos), agrupamento, emoção, além de auxiliar no desenvolvimento de atividades no próprio processo de ensino e em compreensão de conteúdos das demais disciplinas.
Na atividade proposta pela Interdisciplina, a qual era construir um Inventário Criativo, pude concluir meus objetivos nesta atividade. Estes, desenvolver a criatividade, a espontaneidade, o envolvimento dos alunos nas atividades, expressão corporal através de um jogo dramático proposto por meio de um encontro cooperativo, dinâmico que podemos executar com o corpo, ou seja, a expressão corporal por meio de um jogo dramático.
Assim sendo, as crianças demonstraram muito interesse pelas atividades realizadas (Caminho pelo espaço,Caixa surpresa e Álbum de fotos), sabendo trabalhar em grupo, pois essa situação se concretiza diariamente em sala de aula, pude ver o sorriso no rosto de cada criança, utilizaram a Improvisação, que no Teatro é muito importante, como forma de propor a experiência da expressão cênica, formando assim um personagem ou uma situação que representava “concretamente” uma cena do jogo dramático.
Neste jogo dramático foi destacada a importância entre o palco e platéia, o quanto é essencial possuírem uma boa desenvoltura para que a platéia ou seja, os colegas consigam realmente compreender a mensagem que está sendo transmitida.
Portanto, na arte teatral, um simples ato de olhar, no andar e no agir transmitem mensagens e se constroem significados.
O Teatro vai muito além da dramatização, englobando também o imaginar, a atenção, desprendimento e diversos estímulos que no concreto não se vê, não se sente, mas se compreende pela forma teatral.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Teus registros estão ficando ótimos! Continue ilustrando-os com experiências práticas, pois estas evidenciam as tuas reflexões. Um grande abraço,
Profa. Nádie