PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Música

O texto “Por que você ouve tanta porcaria?” da interdisciplina de Música e Educação é muito interessante, pois pude perceber a influência que a mídia tem em nossa vida perante o nosso gosto musical.
O mercado fonográfico é quem define estas preferências em um determinado tempo na vida das pessoas. Deste modo, sendo que “alguém” paga certa quantia em dinheiro para tocar as músicas repetitivamente nas rádios, TV..., definindo-as, fazendo assim com que acreditamos que seja o sucesso do momento e vamos até a loja de CDs para adquiri-lo, sendo muitas vezes o que não queremos ouvir.
Felizes os que estudam música e acabam fugindo dessa regra.
Nós educadores devemos fazer nossa parte, incentivando os alunos além de apresentá-los uma música que gostem verdadeiramente de escutar. Assim sendo, dentro da sala de aula devemos trabalhar essas questões que foram abordadas pelo texto através de debates, diálogos entre a turma, confecções de cartazes, etc. para que os mesmos possam ter conhecimento sobre o assunto, podendo assim escolher o que realmente gostem de ouvir, cantar, não deixando-se influenciar pelo mercado fonográfico.
É muito importante que o professor aproveite a facilidade que o aluno tem de decorar, ter a música que está em sucesso na ponta da língua e trabalhar a letra dela ou também as canções de rodas, que trazem um conteúdo riquíssimo sobre a imaginação além de promover a integração da turma de uma maneira bacana.

Nenhum comentário: