PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sábado, 12 de abril de 2008

A partir da aula presencial e das leituras realizadas pela Interdisciplina Representação no Mundo pelos Estudos Sociais, pude perceber que para uma aula ser eficaz, nós educadores devemos trabalhar com planejamentos, objetivos, metas a serem alcançadas, caso contrário, formaremos alunos “modelos”, passivos, sem atitudes frentes a transformação social.
Ao realizarmos um planejamento em Estudos Sociais ou até mesmo em outra disciplina, devemos refletir sobre este, partindo sempre dos conhecimentos prévios dos alunos e dos interesses dos mesmos para trazer novas informações onde os alunos possam ampliar estes conhecimentos e buscar novos saberes.
Devemos deixar o planejamento sempre aberto para possíveis sugestões ou adaptações, pois temos que trabalhar a partir da realidade que estamos inseridos e também do rendimento dos alunos, lançando o nosso olhar a prática pedagógica e repensá-la todos os dias a fim de vermos se estamos realmente ensinando nossos alunos, se não estamos presos de mais no currículo escolar.
Cada aluno apresenta uma realidade diferente e o professor deve saber escutar e compreender a opinião do próximo, se descentralizando, deixando de lado suas crenças e costumes, ensinando pessoas que exerçam sua cidadania, intervindo, respeitando e participando na sociedade.

Nenhum comentário: