PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Temas geradores

Neste semestre, a Interdisciplina de Didática está nos destacando à importância de temas geradores na prática pedagógica, assim pude confirmar e compreender melhor sobre o mesmo.
Para desenvolver este trabalho na sala de aula, é fundamental a presença do diálogo entre a turma e os alunos terem o direito de opinar, formar questionamentos, refletir, apresentar sua visão de mundo, indo à busca pelo aprendizado.
Neste processo de interação, um aprende com o outro, seja o professor e aluno ou entre colegas, pois mesmo sendo alfabetizado ou não, o indivíduo chega à escola com uma cultura que não é pior ou melhor que a do educador e que deve ser valorizada.
Através dessas discussões, irá permitir que a turma aborde uma situação que é de interesse geral, chegando assim ao tema gerador, que será significativo a ele, construindo sua visão crítica sobre o mesmo.
Ao chegar neste assunto concreto, irá possibilitar que o educando vá à busca por novos conhecimentos e que a partir dele, irá compreender mais criticamente a realidade em que está inserido, pois conhecendo o aluno vai entender a situação e em seguida vai poder questioná-la, entendendo que é capaz de transformar a sociedade.
Portanto, é muito importante trabalhar com temas geradores, pois assim conhecemos o pensamento-linguagem referido à realidade do aluno, os níveis de percepções desta realidade, sua visão de mundo, e situações que sejam significativas ao contexto do educando.

Um comentário:

Roberta disse...

Tanara!!

Os temas geradores podem mesmo trazer ótimas pesquisas para as nossas salas de aula, pois assim como descreveste podem partir da curiosidade do aluno. E sabemos, pelos estudos dos semestres anteriores até agora, que tudo que parte da curiosidade do aluno tem mais impacto na sua aprendizagem.

Abraços
Roberta