PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Vídeo na sala de aula

Durante a realização da atividade proposta pela Interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação de Informação referente à utilização do Vídeo na sala de aula, pude repensar e perceber o quanto é importante o vídeo na sala de aula, pois é uma ótima ferramenta para proporcionarmos aprendizagens.
Ao realizar uma proposta de aula com a busca de um vídeo no youtube, sugerida pela mesma, encontrei diversos temas interessantes como separação do lixo, higiene, trânsito, etc. a serem desenvolvidos com as crianças.
O vídeo desperta a curiosidade, a motivação dos alunos na sala de aula para novos temas, a qual facilitará para o desejo de pesquisa dos alunos, aprofundando assim o assunto abordado. Ele pode ser utilizado para compor cenários desconhecidos, ou seja, para ajudar os alunos a situarem em um tempo histórico, simular experiências de determinados conteúdos, como por exemplo, experiências de química que seriam perigosos em laboratórios, etc. Ainda como documentação, entrevistas, registros de eventos, podendo ser desenvolvidos também pelos próprios alunos e colocados em algum lugar visível dentro da escola onde as demais crianças possam assistir ao vídeo realizado.
O vídeo mexe com os sentidos, sentimo-nos tocadas quando estamos assistindo determinada cena que está sendo transmitida, assim como José Manoel Moram relata em seu texto que “O vídeo parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Mexe com o corpo, com a pele - nos toca e "tocamos" os outros, estão ao nosso alcance através dos recortes visuais, do close, do som estéreo envolvente. Pelo vídeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, nós mesmos.”
Acredito que é essencial analisamos o vídeo que queremos utilizar e termos objetivos com o mesmo, não o utilizando para preencher o tempo que faltou e o uso exagerado do vídeo diminui sua eficácia e empobrece as aulas.
Penso que podemos utilizá-los para a introdução de algum tema em nossas aulas. Como exemplificação, posso citar o filme “Balance”, proposto pela Interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, pois com ele podemos introduzir diversos assuntos como: o equilíbrio do meio ambiente, o trabalho cooperativo, a organização do homem no espaço, etc.
Portanto, é muito importante trazermos o vídeo para sala de aula, prendendo assim a atenção dos alunos com algo mais atrativo.

Um comentário:

falcettaportfolio disse...

Tanara, bastante interessante a tua reflexão sobre o uso dessa interessante ferramenta. Realmente, ela não deve ser encarada apenas como uma modernização, ou como um passatempo - deve haver, sim, uma proposta concreta, dinâmica e objetiva, bastante pertinente, para desacomodar ou fazer se posicionar o aluno. Parabéns pela elegância do teu texto, também. Perguntas: já fizeste alguma atividade utilizando tal recurso? Se sim, nos relata a experiência. Caso não, como imaginas, concretamente, utilizá-lo? A televisão também pode ser considerada do mesmo modo?
Antônio