PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

quarta-feira, 25 de junho de 2008

A partir da atividade Trabalhando com Perguntas, proposta pela Interdisciplina Seminário Integrador IV e com base no filme “Saber e Sabor”, das leituras dos textos realizados e discussões desenvolvidas no fórum, pude refletir sobre nossa prática educativa.
Acredito que seja muito importante começarmos os estudos partindo das curiosidades/perguntas dos alunos, fazendo com que pensem por si próprios para que neste processo possam construir seu próprio conhecimento.
Neste sentido, faz se necessário abrirmos espaço em sala de aula para estas e que os alunos estejam envolvidos na ação e o professor (mediador), bem como o aluno, ter curiosidades, aprendendo junto com eles.
Nos educadores precisamos ser companheiros de nossos alunos na busca de aprendizagens, se juntarem a eles para descobrirem o novo e não aquele professor que repete conteúdos congelados dos livros, por que isso só vai ser transmitido quando ele quiser, ou seja, somente irá reproduzir conhecimentos.
Sendo assim, penso que devemos provocar, desafiar e também motivar os alunos para que busquem as possíveis respostas/soluções, fazendo delas grandes descobertas.
Abrindo espaço para as perguntas das crianças, estamos também proporcionando a Interdisciplinaridade, assim como no exemplo ressaltado pelas autoras Beatriz Magdalena e Ires Costa em seu texto “Qual á a Questão” que se “... um grupo, interessado em carros velozes, vai atrás de informações sobre atrito, aerodinâmica, potência de motor, tipos de combustíveis, relação tempo/distância, material com que o carro é produzido, tipo de tecido da roupa do piloto, dieta calórica deste piloto, horas/descanso e horas/treino, espontaneidade abre janelas para o campo da química, da física, da biologia, da tecnologia, da psicologia e...”.
Portanto, acredito que devemos conciliar as perguntas dos alunos com outras disciplinas, refletindo sobre estas e buscando assim possíveis respostas e novos conhecimentos.
Penso que é importante criarmos aulas criativas e interativas, fazendo relações com sua vida, com o mundo, que possam envolver se na atividade, podendo questionar, pois se ocorre somente à memorização, os alunos não vão conseguir argumentar e obter uma aprendizagem significativa.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Tanara,

Está excelente este registro! Uma parte que me chamou a atenção foi: "acredito que devemos conciliar as perguntas dos alunos com outras disciplinas, refletindo sobre estas e buscando assim possíveis respostas e novos conhecimentos."
Neste trecho, revelas uma "crença" (acredito). Esta expressão me fez pensar que ainda não resulta de uma vivência prática, mas de uma descoberta que te parece ter sentido e expressa uma intenção de mudança nas tuas práticas. Terei entendido bem? Ou já tens vivência nesta postura de mediadora?
Outra parte do teu texto que chamou a minha atenção foi a busca da teoria para fundamentar estas crenças, através da citação do texto da Íris e da Beatriz, assim como quando contrapões a aprendizagem memorística a aprendizagem significativa. Sendo que esta última só aparecia conceitualmente, porém sem referências. Concordas com esta leitura que fiz do teu texto? Vou aguardar um retorno deste comentário para continuarmos o diálogo, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie