PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A partir da leitura do texto “A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciada” de Émili Durkhein e demais estudos realizados pela Interdisciplina de Escola, Cultura e Sociedade, percebi que a educação tem variado infinitivamente com o tempo e o modo em que cada povo está inserido, pois no início da civilização, ela visava preparar o indivíduo para atender as necessidades de cada povo e não para desenvolver suas habilidades intelectuais, morais e étnicas.
Ao longo dos anos, a educação foi modificando-se, onde todo esse passado da humanidade contribuiu com princípios (religião, organização política,...), a história dos povos, a qual se dirigiu a educação atualmente, servindo para atender as maiores necessidades da sociedade.
Essas necessidades são atendidas através da educação, onde a cada geração, os adultos exercem uma ação sobre as crianças que eram consideradas uma tabula rasa, a qual era preciso construir tudo novo, preparando lhes para o meio social.
Deste modo, assim como ressaltou o autor, desde o início das civilizações, a educação apresenta reflexos das condições sociais, econômicas e culturais da camada dominante até os dias de hoje, a qual visa preparar os indivíduos para atender as necessidades da sociedade e formar a sua consciência social humana.
Nesta perspectiva de que a educação é vista como preparo dos indivíduos para atender as maiores necessidades das camadas mais poderosas, acredito que nós professores devemos refletir sobre a nossa prática pedagógica e sobre as nossas ações em sala de aula, a fim de formar alunos autônomos, que pensem por si próprios e não habituados a pensar como a camada mais poderosa deseja.

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