PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sábado, 4 de abril de 2009

Educação Especial

A partir das leituras dos textos realizados e vídeos assistidos pela Interdisciplina Educação de pessoas com necessidades Educativas Especiais, pude refletir sobre a história da Educação Especial.
Observei que tempos atrás, na era pré-cristã, havia ausência total de atendimento as pessoas com necessidades especiais, sendo abandonadas, perseguidas e eliminadas pela sociedade.
Ao longo do tempo, isso foi modificando-se, passando por fases e avanços, onde foram sendo criadas novas escolas de educação especial.
Na Constituição Brasileira de 1988, foi afirmado o direito de todos à educação, garantindo também o atendimento educacional as pessoas com necessidades especiais, porém essas leis ainda não foram efetivadas na prática.
Penso que nós professores ainda temos a falta de informações sobre como trabalhar com as crianças especiais, às vezes não sabemos como lidar com determinadas situações ocorridas, mas acredito que acordo com que vão sendo aplicada a prática, vamos aprendendo como conviver diante destas.
Do mesmo modo, também acho ser de grande valia cursos e palestras para aperfeiçoação dos docentes, bem como receber apoio do governo, possibilitando estes, pois assim iríamos se sentir mais motivados e a como atuar com indivíduos portadores de necessidades especiais.
Outro fato, é que a escola deve estar preparada em seu ambiente físico para bem recebê-los, bem como, a presença do respeito entre todos (alunos, professores, pais), recebe-los de “coração aberto”, aceitando suas limitações e passar a vê-los como seres iguais a nós, sem diferença. Assim, realmente a inclusão irá se concretizar, trazendo grandes benefícios aos que ensinam e aos que aprendem, ao desenvolvimento das crianças deficientes ou não deficientes, pois irão dar valor e cooperação na interação humana.

Um comentário:

By Benites disse...

Tanara!

O grande desafio de hoje é acolher e promover em sala de aula esta inclusão de alunos especiais.
É sem dúvida um desafio que requer muito de nós professores. Com manter uma sala de aula e suas aprendizagens neste contexto?
Somos efetivamente chamados a isso e por vezes depende muito de nós este sim, porque certamente será o mais que deveremos fazer.
Continue postando suas aprendizagens.
Ok.
Benites