PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sábado, 8 de maio de 2010

Projeto de Aprendizagens

Acredito que seja muito importante desenvolver trabalhos partindo das curiosidades/perguntas dos alunos. Então, durante esta quarta semana de estágio, comecei a desenvolver o projeto de Aprendizagens com a turma.
A questão central da turma ficou definida: “Qual a relação existente entre a saúde e a alimentação?”.
Segundo Beatriz Madelena e Iris Costa (2003), a questão norteadora de um projeto “determina a atividade mental em certa direção. Só buscamos respostas quando temos uma pergunta, só procuramos alguma coisa quando sentimos necessidade e temos uma idéia acerca do que queremos encontrar. É a natureza da questão que levantamos que determina o que precisamos buscar, o que investigar. Esse movimento investigativo tem um ponto de partida que se constrói sobre o conhecimento prévios dos envolvidos.”
Neste sentido, em grupos, os alunos levantaram as certezas temporárias ou seja, destacaram seus conhecimentos prévios. Também as dúvidas temporárias, que são as lacunas que eles mesmos detectam em seus conhecimentos.
Durante a atividade, percebi neles que um dava a opinião aos demais e formulavam suas certezas e dúvidas. Alguns grupos tinham mais certezas, sabendo mais sobre o assunto e outros mais dúvidas.
Algumas certezas que destacaram foram que precisam levar as mãos antes das refeições, lavar frutas antes de comer, manter a água limpa, guardar as frutas em lugares limpos, etc. ações estas que vivenciam no dia-a-dia, como por exemplo, na hora do lanche na escola, lavam a mão entes de ir merendar. Enquanto nas dúvidas, não sabiam se o chocolate era bom para a saúde, quais os alimentos que prejudicam nossa saúde, qual o alimento que não tem vitamina, etc.
Diante disto, a turma já está indo em busca de sua curiosidade, pesquisando na biblioteca da escola e irão pesquisar em sites na internet. Após estas pesquisas, prepararão uma apresentação de seu PA aos demais colegas.
A proposta de um PA se confronta com o modelo de método tradicionalmente trabalhado, pois é um conjunto de etapa/passos, que vão sendo sucessivamente realizados, partindo da observação, levantamento de hipóteses até chegar a resposta final e a comunicação dos resultados. Todos os momentos do trabalho são fundamentais para a construção de conhecimentos, oportunizando a autoria e comunicação dos aprendizados através de argumentos e evidências.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Tanara,

Que bom que estás experimentando a metodologia dos PAs com teus alunos. Espero que seja um trabalho bastante produtivo!

Há apenas um PA sendo desenvolvido na turma? Como foi o processo de escolha de uma pergunta norteadora? Onde os alunos estão registrando/arquivando o material resultante da pesquisa?

Seguimoso dialogando!
Beijos, Rô Leffa