PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Libras, cultura e comunidade surda

A partir dos estudos sobre Libras, cultura e comunidade surda, pude refletir um pouco mais sobre estas abordagens.
Neste sentido, considero as pessoas surdas como um cidadão que pode tomar decisões, que deve ser respeitado na sociedade como todos, são pessoas com direitos e deveres que interagem com o mundo através de experiências visuais, manifestando sua cultura por meio do uso da LIBRAS.
Ainda encontramos na sociedade a presença do preconceito, exclusão e maus-tratos a pessoas surdas, onde são tratadas como indivíduos doentes ou sem conhecimento pelos ouvintes, que não conhecem sua cultura e a língua de sinais. Mas, cabe destacar que eles são pessoas capacitadas, que se comunicam e participam na comunidade, ou seja, juntamente com ouvintes e surdos, compartilhando interesses em comum.
Assim sendo, para conversar com uma pessoa surda, acredito que quando não há o domínio da língua de sinais da pessoa ouvinte, como meu caso, faz se necessário interagimos de acordo com sua cultura, ou seja, sem o desvio de olhar, já que ela se comunica através do contato visual. Um fator importante são as expressões faciais e corporais, dramatizando ou apontando algo, bem como escrevendo sobre o assunto ou desenhando. Para chamar atenção da pessoa, devemos tocar em seu ombro para senti-la ou piscar a luz para que possa perceber ao chamado.
Portanto, acredito que estes aspectos citados acima sejam essenciais nos educadores conhecermos, já que fazem parte de sua cultura, bem como, a língua de sinais para que possamos interagir com as pessoas surdas e eles se sentirem com uma boa auto-estima, pois são pessoas capazes de ter bom desempenho acadêmico, social e espiritual.

Um comentário:

Roberta disse...

Tanara!!

Muitas vezes temos que lidar com coisas que não conhecemos, como a toda a Lingua de Sinais, por exemplo, mas há atitudes (como as que tu citou na tua postagem) que podem ser tomadas para tentarmos uma comunicação.
Isso é muito importante para que essas pessoas consigam interagir com o maior número de pessoas, pois a comunicação também faz parte do aprendizado.

Abraços
Roberta