PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

terça-feira, 22 de setembro de 2009

LIBRAS

A partir da aula presencial de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) realizada no dia 10 de setembro, pude entender um pouco mais sobre esta, o quanto é de suma importância nós educadores adotarmos esta linguagem de comunicação.
Esta língua teve sua origem na França e não é Universal como eu pensava que era, ela apresenta características diferentes de outros países.
Nesta aula, também compreendi a diferença entre surdo e deficiente auditivo. O primeiro refere-se a aquelas pessoas que não escutam, enquanto o segundo é aquele indivíduo que ao longo do tempo de sua vida perdeu a audição, e que em alguns casos, com a ajuda de um aparelho auditivo, ira permitir que volte a ouvir novamente.
A Língua Brasileira de Sinais é composta de 26 letras e obtém de 61 configurações com as mãos, havendo um ponto de articulação para cada sinal realizado, pois sua mudança de movimento pode significar outra palavra. A expressão corporal e facial também se fazem presentes nestes parâmetros.
Acredito que esta língua deve ser muito respeitada igual as demais, pois os surdos são tão capazes quanto as outras pessoas, e como disse a professora Caroline, “Tudo é possível”.

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