PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Práticas de Letramento social

A partir dos estudos realizados na Interdisciplina de Linguagem e Educação, pude refletir sobre o letramento social e escolar.
Neste processo, penso que a criança ou indivíduo não-alfabetizado em seu cotidiano através da interação com a família, igreja, lugar de trabalho, etc. vai obtendo o contato com as práticas de letramento, ou seja, ela vai se introduzindo no mundo da escrita e leitura enquanto sistema simbólico e tecnologia.
Como por exemplo, minha vizinha de 82 anos não sabe ler e escrever, mas vende verduras, trabalhando com os números, então ela já é letrada.
Assim sendo, acredito que a escola só valoriza o letramento escolar, que é ler e escrever, não se preocupando com o letramento social. No entanto, ela deveria valorizar as experiências que os alunos carregam consigo, isto é, deveriam ensinar a fazer o uso desses conhecimentos na vida, no seu cotidiano, no seu trabalho, etc.
Portanto, para que isso se concretize, faz se necessário que seja levado em consideração essas diferentes práticas letradas, experiências, conhecimentos prévios dos alunos que se apresentam de diferentes realidades, etc. para que possam construir assim novos conhecimentos adquiridos das práticas sociais e não somente escolar, as quais irão contribuir para a sua vida de forma autônoma, crítica e solidária.

Um comentário:

Roberta disse...

Tanara!!

Concordo contigo, a escola deveria mesmo levar em consideração conhecimento prévio do aluno e planejar a partir disso, para isso. Mas fico me perguntando como isso pode ser possível em uma sala com mais de 30 alunos onde o professor ainda está a mercê dos conteúdos a serem cumpridos no final do ano.

Abraços
Roberta