PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

domingo, 18 de abril de 2010

1ª semana - Estágio

Esta semana iniciei meu estágio com a turma do 5ª ano.
No primeiro dia de aula, embora que já acompanhasse a turma, me deu um “friozinho na barriga”, mas a cada dia que passa, estou me familiarizando mais com os alunos.
Esta semana, procurei trazer atividades variadas e interativas, como entrevista, passeio, recortes, pintura, etc., onde pude perceber o envolvimento deles nos trabalhos e suas aprendizagens. Como por exemplo, na entrevista e no passeio, além de adquirir conhecimentos sobre a comunidade de Chapada dos Mesquitas, adquiriram também sobre valores de vida.
Assim, para perceber este processo, as reflexões diárias estão sendo muito importantes.
Estou gostando muito, e o tempo passa rápido, quando vejo já é hora do recreio e em seguida, já vai bater o sinal para ir embora!

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Tanara,

Afirmaste que as atividades dessa primeira semana permitiram a aquisição de conhecimento acerca da comunidade Chapada dos Mesquistas e também sobre "valores de vida". O que entendes por valores de vida e como seu deu essa aprendizagem para os alunos?

Como avalias teu planejamento, ou seja, como defines se estás alcançando os objetivos propostos para as aulas?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa

Tanara disse...

Olá,
Penso que os valores de vida é refletir sobre minha própria vida e dar valor a ela, as pessoas que fazem parte, a amizade, expectativas de vida, etc.
O conhecimento que os alunos obtiveram em relação ao valor de vida que me referi foi quando foram visitar a comunidade Chapada dos Mesquitas e conheceram a pessoas que ali vivem, passando dificuldades, como na primeira visita, o casal tinha um filha que estuda na escola e tem que descer diversas lombas para embarcar no micro. Desta forma, refletiram como o acesso deles até a escola era mais fácil e muitas vezes não se “davam conta” desse valor.
Meu planejamento avalio a cada final de aula, fazendo a reflexão diariamente se os objetivos que propus foram concretizados ou não.
Beijos, Tanara.