PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Em nossa segunda aula presencial de Seminário Integrador VIII realizada no dia 05 de abril de 2010, segunda-feira, recebemos mais orientações em relação ao estágio que se inicia efetivamente em sala de aula no dia 12 de abril.
Neste encontro, primeiramente conhecemos as supervisoras Carla e Márcia e algumas educadoras (colegas) que serão orientadas pelas mesmas, nos apresentamos, falamos brevemente sobre nossa escola e a turma em que vamos atuar. Do mesmo modo, dialogamos sobre nosso planejamento, o quanto é importante haver uma prática inovadora, trazendo a tecnologia (informática) e a interdisciplinaridade a sala de aula, itens estes que procurarei buscar a minha prática.
Nesta semana, comecei a planejar, darei continuidade ao projeto da escola “Resgatando Raízes”, a qual visa resgatar a história das localidades que fazem parte do nosso município Três Cachoeiras, levando os alunos a conhecer e valorizar as localidades em que moram, bem como de seus colegas e amigos e agindo como seres humanos críticos e transformadores da sociedade.
Neste sentido, nesta semana, realizarei com os alunos o passeio na comunidade de Chapada dos Mesquitas, a qual ficou definida por sorteio a ser pesquisada pela turma, entrevista com o morador da mesma (as perguntas já foram feitas anteriormente pelos alunos), cartazes com desenhos utilizando de tintas, recortes da rosa-dos-ventos, que será trabalhado sobre a orientação, etc.
Assim sendo, pretendo valorizar os trabalhos em grupos, desenvolver a criatividade, habilidades de pesquisa, etc., valorizando a construção do conhecimento.

3 comentários:

Rosângela disse...

Oi Tanara,

Em tuas postagens falas da importância da tecnologia no trabalho em sala de aula. Como efetivamente tens empregado a tecnologia nas atividades que propões aos alunos? De que modo ela contribui para a construção do conhecimento?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa

Rosângela disse...

Oi Tanara,

Em tuas postagens falas da importância da tecnologia no trabalho em sala de aula. Como efetivamente tens empregado a tecnologia nas atividades que propões aos alunos? De que modo ela contribui para a construção do conhecimento?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa

Tanara disse...

Oi,
A tecnologia esta se fazendo parte através de digitação de textos na ferramenta Word, através do Google erth, onde os alunos puderam perceber que nosso mundo, por exemplo, é constituído de oceanos e continentes, que este por países e assim sucessivamente. Também pesquisas em sites da internet para a realização dos projetos de aprendizagens dos alunos. Além de proporcionar atividades com datashow e retro-projetor na sala de aula. Ações estas que acredito que promovem a criança a imaginação, a criatividade, atenção, o prazer por ir a busca por algo de seu interesse de uma forma diferente (não somente em livros), num processo de interação e participação, contribuindo assim para seu conhecimento.
Beijos, Tanara.