PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sábado, 3 de abril de 2010

Estágio

Nesta semana realizei a atividade proposta pela Interdisciplina Seminário integrador VIII, onde apresentei a escola em que realizarei meu estágio. Do mesmo modo, a turma e a arquitetura pedagógica pensada para o mesmo.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari fica localizada na localizada na localidade de Vila Fernando Ferrari, no município de Três Cachoeiras. Considera-se uma escola pólo por atender alunos da comunidade (Vila Fernando Ferrari) e comunidades vizinhas: Chapada dos Mesquitas, Chapada do Alegrete, Mesquitas, Caravágio e Alegrete.
Atualmente, a escola atende 194 alunos e há 20 professores.
Em relação à turma do 5º ano, a qual realizarei meu estágio no turno da tarde, é composta de 15 alunos, sendo 9 meninas e 6 meninos, onde 2 são repetentes da 4ª série.
Em sala de aula os alunos demonstram-se calmos, carinhosos, participativos e criativos nas atividades realizadas. Há alguns alunos que possuem dificuldades em português e matemática. Estes participam de aula de reforço uma vez por semana em turno inverso.
No meu estágio efetivo em sala de aula, darei continuidade ao Projeto da Escola “Resgatando Raízes” que está que está sendo iniciado em sala de aula pela professora titular.
Neste processo, procurarei desenvolver uma proposta que seja prazerosa, interativa, fazendo da sala de aula um lugar onde um aprende com o outro e juntos construiremos conhecimentos, ampliando a visão do mundo, etc., partindo da realidade e experiências dos alunos, utilizando de diversas estratégias e atividades como: pesquisas, textos, explosão de idéias (debates), sugestões, realização de passeios, construção de maquetes, cartazes, álbum seriado, etc. bem como a utilização da tecnologia.
Assim, estarei rompendo com as formas tradicionais de trabalho, ou seja, a memorização e sim preparando as novas gerações para conviver, partilhar e cooperar na sociedade, e para isso devemos fazer com que a sala de aula seja um espaço aberto à reflexão, analise e prática, bem como que seja atraente e convidativa aos educandos.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Tanara,

Tua reflexão expõe com clareza o propósito do estágio: proporcionar um trabalho diferenciado, inovador que conceba a aprendizagem como colaborativa e a sala de aula como espaço aberto à reflexão e ao diálogo.
Como tens introduzido a tecnologia no teu planejamento? Os alunos já estavam habituados a essa prática? De que modo articulaste o projeto da escola com a tua proposta de arquitetura pedagógica?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa

Tanara disse...

Olá Rosângela,
Os alunos já estão habituados a essa prática por já ter contato nos anos anteriores. Como por exemplo, a ferramenta Word, para digitação de textos, internet para pesquisas, etc.
Deste modo, em meu planejamento, a tecnologia esta se fazendo presente, como por exemplo, pesquisa na internet para a realização do projeto de aprendizagens, indo à busca pelos seus conhecimentos de curiosidades, etc., mas sempre comentando, dialogando da importância de pesquisas em sites seguros, pois muitas vezes, pode apresentar materiais que não são seguros/verdadeiros.
Em relação ao Projeto da Escola, este está integrado a minha arquitetura pedagógica, onde estou dando continuidade ao projeto, articulando aos conteúdos, como por exemplo, ao trabalhar com maquete, visita a comunidade, na internet: Google eath, foi trabalhado sobre a questão de localização e orientação espacial, além de outros assuntos e conteúdos.
Beijos, Tanara.