PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Após o estágio curricular efetivo em sala de aula, venho desenvolvendo o relatório do estágio. Pude perceber que está atividade está sendo de grande importância, pois a partir de reflexões estou percebendo o quanto o estágio está sendo um momento de pesquisa, reflexão e consequentemente novos saberes que vão sendo articuladas a teoria e prática. Assim sendo, no decorrer de meus estudos nos semestres anteriores, com a leitura de diversos textos envolvendo distintos assuntos, percebi que estes contribuíram para meu estágio, como por exemplo, em Seminário Integrador, na realização do Projeto de aprendizagens, pude refletir sobre os passos ao realizá-lo, que também foram vivenciados por mim.
As Interdisciplinas, também apresentaram diversos autores que foram lembrados por mim na prática.
Dentre estes, posso citar o educador Paulo Freire, onde destaca que é fundamental entre alunos, professores e a comunidade escolar o diálogo e a comunicação entre ambos. Do mesmo modo, a curiosidade dos alunos, valorização da realidade, identidade cultural, ética, entender o erro como um momento para o acerto, compreendendo as pessoas e o mundo, obtendo conhecimentos, que somos seres inacabados, estamos sempre em processo de aprendizagens, entre outras idéias.
Do mesmo modo, o autor Jean Piaget traz a idéia de que o aluno deve ser o sujeito da ação, pois participando dos processos, refletindo, questionando, interagindo (como no caso do projeto de aprendizagens), torna-se a aprendizagem significativa para sua vida, já que parte da realidade do mesmo.
Como também lembra o autor Fernando Becker que o sujeito constrói o conhecimento na interação com o meio físico e social.
Neste processo, Célestin Freinat, foi outro autor que também relembrei durante o estágio ao realizar passeios, pois além de uma organização coletiva, oportuniza ao aluno a “expressão, comunicação, criação, pesquisa e tateio experimental” (Revista Nova Escola, Ed.139, jan/2001). Ainda, que ao realizar trabalhos em grupos, como também destaca Emília Ferreiro que este é fundamental, permite a troca de informações e o contato com realidades diferentes, estimulando o aprendizado.
Estes foram alguns autores que foram essenciais a prática pedagógica, assim como diversos textos de diferentes autores estudados nas Interdisciplinas, pois deixaram alguma idéia e consequentemente conhecimentos que contribuiu para meu estágio curricular.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Tanara,

O estágio é um momento que envolve aspectos teóricos, práticos e metodológicos. Por isso, todo o conhecimento aprendido ao longo do curso vai sendo relembrando, retomado, ressignificado na prática do estágio. Tua reflexão revela que tens isso bem presente.
O relatório de estágio é, sem dúvida, um espaço para a retomada da reflexão acerca da prática, espaço para articular teoria e prática. Sucesso na produção do teu relatório.

Beijos, Rô Leffa.