PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sábado, 12 de junho de 2010

Carinho dos alunos...

Nesta última semana de estágio efetivo em sala de aula, os alunos demonstraram realmente o carinho que sentem por mim. Fizeram, com a ajuda da professora titular uma festinha surpresa.
A professora titular da turma pediu para que eu “desse uma volta” na sala dos professores, porque ela queria falar com a turma. Logo, um aluno veio me chamar e quando entrei na porta, tive uma surpresa, fizeram uma bela festinha para mim com bolos, doces e salgados, a sala toda enfeitada com balões e mensagens no quadro. Cada um me recebeu com um carinhoso abraço e me entregou uma cartinha. Adorei as cartas, uma mais linda que a outra, com uma linda mensagem, algumas citando que adoraram minhas aulas, com brincadeiras, pedindo desculpas por ter feito algo, como ter conversado em algumas aulas, quando eu pedia silêncio era para o bem da turma, que eu fui uma ótima professora, que iriam sentir saudades, etc., demonstrando o enorme carinho que sentiam por mim. Lendo estas, já está me dando saudades destes pequeninos que fizeram e fazem parte dessa minha caminhada.
Acredito que na prática pedagógica, como os alunos disseram, que fui carinhosa, amiga, etc. acho que isso também é importante para melhor interação e relacionamento entre professores e alunos, pois conforme cita Paulo Freire que “.. jamais pude entender a educação como uma experiência fria, sem sentimentos, sem alma, em que os sentimentos e emoções...devessem ser reprimidos por uma espécie de ditadura racionalista.”

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Tanara,

Quando criamos vínculos afetivos com os alunos construimos uma relação de comprometimento, de cumplicidade e com isso a aprendizagem também acontece mais naturalmente, mais facilmente.

Parabéns pelo trabalho que realizaste no estágio!
Beijos, Rô Leffa.