PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Construindo mapa conceitual...

Durante essa oitava semana, a turma realizou o mapa conceitual a partir dos conhecimentos adquiridos com o Projeto de Aprendizagens.
Dando início a construção do mesmo na aula, perguntei qual o assunto que estávamos trabalhando, logo, responderam alimentação. Assim, pedi para que me dissessem o que sabiam sobre alimentação, foram destacando que ela precisa ser saudável, pois gera saúde, disposição, assim tem se uma vida saudável, sem doenças. Como havíamos colocado que os alimentos/nossa alimentação são produzidos na terra, logo, ao término dessa parte perguntei se eram só aqueles alimentos que consumíamos e os animais. Um aluno disse, “então tem que colocar origem vegetal e animal antes”. A turma concordou, ainda comentei que não houve espaço no quadro, mas que poderíamos ligar estas partes finais, pois temos os mesmos resultados, ou seja, os nutrientes contidos nos alimentos que são bons a nossa saúde. Após, um aluno disse “agora temos que colocar o que não é saudável”, então surgiram diversas possibilidades de palavras “que não é saudável”, “má”, “ruim”, etc. ficando este último.
Deste modo, ia anotando e criando o mapa no quadro coletivamente. Segundo Italo Dutra, em seu texto “As implicações significantes: categorias para a análise de mapas conceituais”, o mapa conceitual “... permite expandir sua compreensão sobre os objetos de conhecimento”. Durante a realização deste, pude perceber que os alunos comentavam e participavam, destacando assim seus conhecimentos, além de perceber o quanto eles já sabiam de conhecimentos, pois o quadro ficou “cheio” e não tinha mais espaço, como comentou uma aluna.
Passei o mapa conceitual em uma cartolina para colocar na sala de aula, pois iria envolver muito tempo em aula, sendo que já haviam construído no quadro.


Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Tanara,

O mapa conceitual é diferente de um esquema. Ao que me parece produziste um esquema.
No mapa, não há necessidade de colocar tudo o que já produzimos no PA, trata-se de uma síntese em que colocamos apenas as palavras-chave do projeto. De qualquer forma, o esquema é uma forma de organizar e articular o conhecimento já produzido.

Beijos, Rô Leffa.