PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Eixo IX - TCC

Neste semestre, realizei meu Trabalho de Conclusão de Curso. Este tem como tema “A poesia na formação de leitores e escritores”, ou seja, reflete sobre a poesia, que é importante na formação de leitores e escritores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desde que utilizada adequadamente, contribuindo para o desenvolvimento das crianças.
A poesia solidificou-se nos últimos anos, apresentando diversidade e qualidade, desvinculando-se de normas, conselhos e ensinamentos. Atualmente, os temas são diversos, focalizando diversas situações, apresentando-se do jogo com rimas, sons, ritmos e experiências.
Desde pequenas, algumas crianças já têm contato com a linguagem poética, outras não, devido a acontecimentos na vida familiar, assim, destaca-se a importância da linguagem poética na escola, com educadores que acreditam na leitura com potencial emancipatório, ou seja, com caráter lúdico, que libera a imaginação e criatividade.
Em atividades vivenciadas na prática de estágio, nota-se que a poesia está presente em algumas famílias dos alunos, contribuindo com este ofício na escola, e principalmente aos educandos, motivando-os e auxiliando a leitura.
Percebe-se que existe uma forte relação entre a motivação e o hábito da leitura poética na escola, pois por meio de práticas analisadas, é possível notar que os educandos se interessaram pela leitura dos poemas, ficando motivados diante das diferentes propostas que foram apresentadas.
Para isso, nós educadores precisamos assumir o papel de motivador do hábito da leitura, tendo o hábito de ler poemas para também transmitir interesses aos alunos, oferecendo assim poesias com temas de relevância as crianças, como por exemplo, alimentação e saúde, tema de curiosidades da turma. Sendo de acordo com sua realidade, as rimas, ritmos, imagens, ou seja, elementos poéticos, lúdicos e mágicos devem estar presentes. Estes emergem na criança a sensibilidade, vendo, sentindo e percebendo seu mundo, a imaginação, fantasia, emoção, criatividade, apreciando a poesia. A leitura proporciona a reflexão, o descobrimento de novas palavras, que se ampliou lendo e escutando, idéias, e expondo as suas em escritas, possibilitando crescimentos ao indivíduo.
Neste sentido, as poesias precisam ser atrativas e prazerosas as crianças. Os pequenos detalhes presentes seduzem os leitores, enriquecendo aqueles que se entregam a ela.
Trabalhando com poesias, destaco que elas auxiliam na formação de leitores e escritores, também proporciona a cooperação e oralidade dos alunos, o prazer em ir à escola e estudar. Posteriormente e no futuro, poderá ficar com a lembrança da poesia que desfrutou um dia e que pode voltar a relê-la e reinterpretá-la novamente, sendo que deve saber sua referencia bibliográfica, e assim pode se perceber que o gosto da leitura foi desenvolvido.
Acredito que consegui abrir as janelas deste mundo aos alunos. Outro educador também pode, apresentando-a ao educando, assim estará construindo para o autoconhecimento e conhecimento do mundo as crianças, formando leitores e escritores, preparando um mundo mais alegre, mais livre e mais questionador.

3 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

a tua reflexão sobre o trabalho de conclusão está excelente. Todavia seria importante que tu relacionasse mais claramente a teoria com as tuas certezas sobre o uso da poesia na formação de leitores e escritores. Por exemplo, que autores defendem a "leitura com potencial emancipatório" e que contribuíram para a fundamentação dos teus argumentos? Compartilhe com os teus leitores os autores que vem te despertando tantas descobertas, assim como algumas das poesias que foram trabalhadas com os teus alunos. Acredito que isso também iria contribuir para abrir a "porta do mundo das poesias" para outros/as professores/as que estejam interessados e contagiados pelo teu entusiasmo.
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo TCC!
Profa. Nádie

Tanara disse...

Olá prof.,
para compartilhar com os leitores de meu blog os autores que me trouxeram tantas descobertas, resolvi fazer três novas postagens (reflexões) abordando o quê alguns deles dizem sobre as poesias, ou seja, as postagens são sobre a história da poesia, na família e na escola, relatando também com práticas vivenciadas no Estágio.
Abraços, Tanara.

Nadie Christina disse...

Oi Tanara,

estou certa que teus "leitores" agradecem as novas reflexões e para te prestigiar também vou ler e comentar, ok?
Grande beijo,
Profa. Nádie