PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Poesia na escola...

É importante nós educadores sermos motivadores do hábito da leitura, lendo poemas para também transmitir interesses aos alunos. Abramovich descreve “Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... escutá-las é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo.” (1997, p.16).
Devemos apresentar a turma com a “... emoção verdadeira, o ritmo, cadência pedidos... que faça pausas para que cada ouvinte possa cobrir – por si próprio – cada passagem, cada estrofe, cada mudança...” (ABROMOVICH, 1997, p.95.).
Neste mesmo sentido, ao escolher poemas a serem lidos pelas crianças, é melhor recorrer àqueles que apresentam ritmos, rimas, com imagens, pois segundo Vera Aguiar et. al. (2001) elas (imagens) dão sentido aos poemas.
Destaco que concordo com Abramovich quando afirma que “Importa é que a escolha seja a melhor pra ideia, e que a ideias e os versos sejam os mais belos para o leitor... Se soar falso, desafinar, não está tocando na tecla certa, e, ao invés de provocar espanto, desperta bocejos ou irritação.” (1997, P.79).
Neste sentido, para que não ocorra este desinteresse pela leitura, um dos processos é saber qual o interesse dos alunos, pois assim irá proporcionar mais interação e participação nos diálogos entre a turma referente à poesia, compartilhando suas opiniões, emoções, levando ao encantamento. Como por exemplo, o assunto de interesse da turma era Alimentação e saúde, e trabalhei com o poema “A cozinheira” de Roseana Murray, o qual estes eles elementos realmente se concretizaram.
Abramovich (2007) enfatiza que ao ouvir histórias, pode estimular a criança ao desenhar, o musicar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, dentre outros elementos que a poesia pode proporcionar. Nelly Coelho (1993) acrescenta que os textos poéticos levam a capacidade de pensar, ouvir, falar e escrever.
Concordo com as autoras, pois como, por exemplo, após a apresentação do livro “Poemas e comidinhas” de Roseana Murray, desenvolveu-se a imaginação, o desejo de realizar a culinária (o qual foi realizado) fazendo também que surgissem outros novos conhecimentos e no modo de fazer do bolo, contribuiu à sua escrita, já que eles o elaboraram.
Trabalhando com poesias, também pode-se perceber que a criatividade dos alunos foi ampliada, tanto nas ilustrações realizadas quanto nas escritas de poemas, onde também demonstraram interesses, entendendo aquilo que estavam escrevendo, como por exemplo, na criação dos primeiros poemas escritos, lendo e fazendo relações de receitas aos poemas que iam elaborando. A desenvoltura nas palavras, expansão no vocabulário também foi possível perceber nos poemas elaborados. Da mesma forma, despertou a imaginação, fantasia, recriando personagens e cenas dos poemas, levando-os ao humor, como no poema “Sete cores” do livro apresentado.
Acredito que o poema também mexeu com as emoções dos alunos, ampliando a visão do mundo, além disso, relacionando a sua realidade vivenciada, como por exemplo, no poema “O Bicho” de Manuel Bandeira, onde através da leitura, reflexão e comentário de suas opiniões, notei que se sensibilizaram com o mundo que os cerca.
Carvalho destaca que “’A poesia é quem se apossa dela’, disse o poeta Paulo Mendes Campos. Não há que impor nossa interpretação do poema. A criança vai ‘conversar’, no seu íntimo, com o poema e ver se o que lhe diz é importante...” (2005, p.93).
Trabalhando com poesia na sala de aula, realizando leituras e criando seus próprios poemas, observei através de apresentações e diálogos que a oralidade das crianças também foi desenvolvida, contribuindo para sua vida na sociedade.
Da mesma forma, a cooperação também se fez presente, onde um respeitava a opinião do outro, como por exemplo, na criação da escrita coletiva de poesia, expondo seus sentimentos e ideias, na culinária realizada, etc.
Assim sendo, acredito que a linguagem poética é um dos meios de eficazes para desenvolver essas capacidades nos alunos, onde ao ser trabalhada em sala de aula de forma lúdica e atraente, os alunos ficam entusiasmados, admirados, fascinados, apaixonados, interessados, e “o professor tem esse poder” (VÉRAS, 2007, p.9), formando leitores e escritores.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

muito informativa a tua reflexão sobre poesia na escola. Me chamou especial atenção, na tua proposta, o levantamento dos interesses dos alunos e os desdobramentos das diferentes poesias em outras atividades. Meus sinceros parabéns e votos de um ótimo TCC!
Profa. Nádie