PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

História da poesia...

Como citei na postagem anterior, assegura-se que antigamente a poesia era didática, preocupando-se em educar, homenageando a pátria, datas cívicas, boas maneiras, aproximando-se do conteúdo. Estas eram as poesias trazidas à sala de aula.
Coelho, destaca que
Nascida em fins do século XIX e expandindo-se nos primeiros anos do nosso século, a poesia infantil brasileira surge comprometida com a tarefa educativa da escola, no sentido de contribuir para formar no aluno o futuro cidadão e o indivíduo de bons sentimentos. Daí a importância dos recitativos nas festividades patrióticas ou familiares, e a exemplaridade ou sentimentalidade que caracterizavam tal poesia. (COELHO, 1993, p. 201)
Assim sendo, uma das características da poesia na época era a presença da voz poética adulta, que em um plano bem superior ao da criança, ensinava-lhe valores (que considerava adequados) através do poema. Segundo Bordini “ser criança não significava um status diferenciado do adulto” (2009, p.140), seguia-se uma expectativa “adulto em miniatura”.
A partir do início do século XX, Olavo Bilac foi um dos expoentes da poesia infantil, mas foi alvo de crítica por outros escritores, já que a poesia infantil contemporânea priorizava o literário e não a educação moral. Desta forma, não tendo seus livros publicados por editora de livros didáticos e nem com circulação na escola, abre-se espaço para uma poesia sem compromissos pedagógicos. (CAMARGO, 1999).
Neste sentido, quase todos os poetas modernos brasileiros escreveram para crianças seguindo Olavo Bilac, como destaca Ziberman (2005), “... depois de 1980, descobriu-se a poesia para crianças. Não que ela faltasse antes: o já citado Olavo Bilac é autor de um dos mais antigos livros que o gênero conheceu em nosso país.” (2005, p.129).
Conforme Camargo (1999), entre os principais poetas modernistas brasileiros, em que o paradigma estético é concretizado, estão Cecília Meireles, Vinícius de Morais, José Paulo Paes, Roseana Murray...
Com o passar de tempo, os poetas começaram a usar elementos que atraem as crianças, tornando-se lúdica, com ritmo, rimas, emotiva, com jogos de palavras que envolvem os leitores.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

ficou excelente a tua complementação, apresentando aspectos importantes da história da poesia infantil brasileira. Estou, mais do que nunca, convicta que os leitores do teu blog irão apreciar muito.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie