PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Poesia na família...

Em relação à poesia na família, ela é a primeira incentivadora da leitura. Bordini afirma que pais e avós abrem espaço de seus compromissos e leem poemas para as crianças, que “permite a associação entre elas e a criação de rimas e parlendas” (2009, p.142). Do mesmo modo, ao “ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num poema...), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários...” (MEIRELLES, 2010, p.50). Desta forma, a criança chega à escola com um riquíssimo repertório poético de linguagem poética, que é fundamental na sua formação de leitor.
Na turma em que realizei estágio, percebi que a poesia estava presente nas famílias devido a atividades realizadas, como na entrevista desempenhada pela turma a um morador na localidade Chapada dos Mesquitas, onde o mesmo declamou uma poesia e os alunos disseram que escutavam seu cd de poesias e músicas, contribuindo então na formação de leitores.
Mas cabe ressaltar que nem sempre esta é a realidade vivida pela maioria das famílias na sociedade. Bordini (1999) ressalta que elas (famílias) vêm sofrendo alterações como laço matrimonial, a divisão dos filhos entre pais separados com novas famílias, a presença de mulheres como chefe de família, ausência de pais devido ao trabalho, dentre outros fatores. Porém, na escola, ainda a tempo de aproximar e recuperar o tempo perdido.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

muito pertinente a tua reflexão sobre o papel da família na inserção das crianças no mundo da leitura. Apesar de ser bem verdade que vários fatores vem contribuindo para comprometer essa importante etapa no desenvolvimento dos leitores e muitas vezes cabe mesmo à escola desenvolver estas práticas. O que deveria contribuir para "refinar" o gosto pela leitura, pode acabar se tornando mesmo o principal centro onde estes processos se desenvolvem e, justamente por isso, os professores devem procurar promover ao máximo o contato com diversos gêneros textuais.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie