PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Reflexões Eixo 3

Refletindo sobre as Interdisciplinas pertencentes ao Eixo 3, destaco Literatura Infantil e aprendizagem, onde aprendemos sobre Poesia (sua história, como trabalhar com ela em sala de aula, etc.) aos quais contribuíram muito para o meu estágio curricular efetivo em sala de aula e consequentemente para meu TCC sobre poesia.
Fanny Abramovich (1989) aborda no capítulo 5 “Poesia para crianças” do livro “Literatura Infantil: gostosuras e bobices” que o educador deve ter o hábito de conhecer e ler poemas para poder também transmitir interesses aos seus alunos, bem como escolher os livros de poesia para apresentá-los e em sua leitura, transmitir a turma uma “emoção verdadeira, o ritmo e a cadência pedidos... que faça pausas para que cada ouvinte possa cobrir – por si próprio - cada passagem, cada estrofe, cada mudança...” (p. 95), entrando no mundo do imaginário, do fantástico, da brincadeira, dando ainda a possibilidade de que junto ao autor, ele seja também autor daquele texto, reconhecendo-se no próprio poema, etc.
Conforme ocorreu em meu estágio, quando apresentei o livro “Poemas e comidinhas” da autora Roseana Murray aos alunos, através da capa, imaginaram sobre o que articulava o livro, após, li o primeiro poema “Sete cores” e a receita que o a acompanhava “Salada de arco-íris”, entre diálogos, percebi que eles ficaram fascinados pelo mesmo, desenvolvendo a imaginação, comentando sobre as cores do arco-íres, ainda citando que alguns não viam todas as cores, que este prato (da receita) iria ficar bem colorido, etc. ainda, foi sugerido por uma aluna que fizéssemos um bolo e foi realizado.
Portanto, estes estudos contribuíram para meu estágio, tendo assim evidências para abordar em meu trabalho de conclusão de curso.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Tanara,
muito interessante e articulada tua postagem.
Buscaste na interdisciplina de Literatura Infantil uma contribuição teórica, e que já foi concretizada por ti em tua prática pedagógica, durante teu estágio.
Desta leitura e desta prática tu já tens evidências que podem ser argumentadas por ti, diante do que percebeste na realização da mesma, bem como aspectos positivos e negativos se houveram, para serem contemplados em teu TCC.
Abraços e continuamos conversando...
Fabiana Leffa