PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Reflexões Eixo 2

Ao retornar meus estudos do segundo semestre, destaco algumas interdisciplinas que vem ao encontro de meu TCC.
Neste sentido, conforme estudei em Psicologia I, “o conhecimento não nasce com o indivíduo, nem é dado pelo meu social. O sujeito constrói seu conhecimento na interação com o meio - tanto físico como social.” (Capítulo:O que é construtivismo?, Fernando Becker, 2001).
Deste modo, ao chegar à escola, o indivíduo já chega com informações, experiências, cada um com uma realidade diferente, que deve ser valorizada na prática escolar, onde os alunos possam dar sua opinião, compartilhando idéias, questionar, dialogar, etc.
Assim sendo, isto vem ao encontro ao meu trabalho de conclusão de curso, pois conforme estudos perante o mesmo, a família é a primeira incentivadora de leitura, e desde pequena, a criança já chega à escola com um riquíssimo repertório de linguagem poética, por exemplo.Desde bebê, a criança já tem contato com as cantigas de ninar, e na infância, a criança participa das cantigas de roda, adivinhas, etc., que compõem os poemas. Então, isso deve ser apreciado na escola, já que eles trazem conhecimentos ao iniciar seus estudos.
Mas cabe ressaltar que está não é a realidade de muitas famílias, pois na atribulada vida familiar, muitos pais, avós... trabalham e não conseguem contar histórias, compartilharem experiências, cantigas de roda, dentre outras assuntos as crianças. Ainda, muitas crianças trabalham desde muito cedo para ajudar sua família, desempenhando atividades de adultos e não conseguem vivenciar isso em sua infância, o qual essa fase (infância) é um momento muito importante na vida humana, conforme estudamos na Interdisciplina de Infâncias.
Portanto, acredito que na prática devem ser levadas em consideração as diferentes realidades, já que cada criança tem uma infância diferente, e quando não há iniciação poética em casa, é para a escola que se voltam todas as expectativas, ou seja, de formarem leitores e escritores que sejam capazes de questionar e transformar sua sociedade.

3 comentários:

Fabiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana disse...

Olá Tanara,
nesta postagem é visível que conseguiste relacionar e encontrar contribuições e reflexões que podem ser necessárias na construção de teu TCC.
Trazes em tua reflexão a importância da interação com o meio social e físico para a construção do conhecimento, citando como autor "Fernando Becker", aí podes trazer também a obra de onde foi extraída.
Os conhecimentos construídos fora da escola, seja na família ou na sociedade precisam sim ser levados em consideração, independente da área de conhecimento em que estivermos atuando.
Durante a realização do teu estágio como percebeste as aprendizagens das crianças em relação a poesia?

Eles traziam relatos de viver a poesia em casa?
Eles tinham dificuldades/facilidades para compreenderem poesia, enquanto gênero textual?

Abraços e seguimos conversando.
Fabiana Leffa

Tanara disse...

Olá Fabi...
Em relação à poesia na família, quando teve uma entrevista com uma morador da localidade Chapada dos Mesquistas na sala de aula, o convidado apresentou um poema, e disse que tinha um cd, vários alunos já tinham-o em casa e escutavam, assim, a poesia se fazia presente nas famílias.
Em relação a poesia na sala de aula, os alunos se interessavam bastante pelos poemas, participavam dos diálogos, dando sua opinião, apresentando seus conhecimentos prévios, compreendendo assim a poesia. Quando criaram poesias, as rimas se faziam presente, a musicalidade, sendo muito criativos em suas elaborações.
Abraços