PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

sábado, 4 de setembro de 2010

Reflexões: Eixo I

Analisando as interdisciplinas pertencentes ao Eixo I, e refletindo sobre o tema de meu TCC, ou seja, a poesia na formação de leitores e escritores, destaco a Interdisciplina Projeto pedagógico e Currículo, que nos apresentou o texto “Formação de professor(as): Reflexões sobre os saberes e fazeres na escola” de Dóris Bolzan, onde destacou que é muito importante utilizarmos em nossa prática o diálogo, concluindo que este favorece a compreensão, condutas, mexe com as experiências e vivências. Da mesma forma, a Interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade, nos relembrou o educador Paulo Freire, que também aborda essa essencialidade nas aulas, sendo um fonte fundamental na relação professo/alunos.
Neste sentido, este assunto tem relação ao tema de meu trabalho de conclusão de curso, pois ao trabalhar com a literatura poética, lendo um poema em voz alta, com a emoção que a poesia o desperta, por exemplo, irá promover entre a turma infinitos diálogos e interações, compartilhando suas opiniões, emoções, sentimentos, o jogo de palavras, explorando o som em que o poema nos trás, como sonoridade, rimas e ritmo.
Desta forma, na prática pedagógica, é muito importante abrirmos espaço a poesia. Como no poema “O bicho”, de Manoela Bandeira, que foi trabalhada em meu estágio, onde houve bastante diálogo entre a turma em relação à desigualdade social, além da presença da sensibilidade, emoções, etc. dos alunos. A poesia torna a criança à comunicação, fonte de saber, que questiona e transforma a realidade interior e exterior.

2 comentários:

Fabiana disse...

OLá Tanara,
Percebo que conseguiste estabelecer relação entre o tema de teu TCC "A poesia na formação de leitores e escritores" e o que foi abordado nas interdisciplinas EPPC e ECS, enfatizando o diálogo (citado por Paulo Freire e Dóris Bolzan) como prática importante para a construção da aprendizagem e fundamental na relação professor/aluno. ESte mesmo diálogo promoveria a compreensão, discussões, interações em relação a literatura poética.
É isso?
Em teu último parágrafo trazes a importância da poesia, mas percebo que este encontra-se sem conexão com o que foi discutido anteriormente.
Sugiro que neste último parágrafo aprofunde a relação entre o diálogo e o trabalho desenvolvido com a poesia em sala de aula.
Abraços,
Fabiana Leffa

Tanara disse...

Olá Fabi...
Sim.
Acrescentei um exemplo no último parágrafo.
Abraços.