PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Reflexões Eixo IV

Analisando as interdisciplinas pertencentes ao Eixo IV, destaco a Interdisciplina Seminário Integrador IV, pois esta vem ao encontro de meu trabalho de conclusão de curso.
Conforme estudamos, é muito importante a arte de fazer perguntas, nos fazendo pensar em questões de nossa curiosidade, de questionarmos a realidade, valorizando-a e buscando respostas para as mesmas...
Todas estas ações estão presentes em meu TCC, pois durante/após meu estágio, escolhi a questão ao meu trabalho: “Como a poesia auxilia os alunos dos anos iniciais a se tornarem leitores e escritores?”, que partiu de minha curiosidade, indo assim ao encontro da realidade vivenciada com minha turma (no caso, com as poesias), e durante este semestre estou indo motivada em busca da resposta, já que o assunto partiu de meu interesse, tendo assim uma aprendizagem significativa para mim.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Reflexão dos Eixos I, II e III.

Nesta última postagem do mês, refleti sobre as interdisciplinas referente aos Eixos 1,2 e 3 e percebi que estas trouxeram subsídios que contribuíram para meus avanços que já obtive, no meu trabalho de conclusão de curso.
Acredito que as Interdisciplinas de Escola, Cultura e Sociedade, Infâncias, Psicologia I e Literatura Infantil e aprendizagem foram as que mais contribuíram teoricamente. Destaco principalmente esta última, pois como já destaquei nas postagens anteriores, aprendi sobre a história da poesia infantil, em sala de aula, que é importante conhecer e ler poemas à turma com a emoção verdadeira, organizando atividades criativas, lúdicas, interpretativas, expressivas, onde o diálogo deve se fazer presente (como estudei em ECS), envolvendo temas relacionados as curiosidades e partindo das realidades dos estudantes (como destaca a Interdisciplina de Psicologia I), etc. Fatos estes que procurei desempenhar na prática de estágio, com assuntos das poesias que despertassem o interesse dos alunos, neste caso, com o tema alimentação, que era de curiosidade da turma. Assim sendo, com o lúdico, a imaginação,... desperta o gosto pela leitura e o prazer para a escrita nos educandos.
Destaco também nesta postagem, e como foi lembrado na aula presencial no dia 16 de setembro, que nestes semestres (1,2 e 3) aprendemos a organizar nosso tempo, o qual atualmente está sendo fundamental, pois acredito que se não fosse essa organização, não teria chegado a elaboração de grande parte de meu TCC, como a justificativa, fundamentação teórica e iniciando a análise de minhas práticas com a poesia. Assim, pretendo continuar me organizando para concluir este trabalho.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Reflexões Eixo 3

Refletindo sobre as Interdisciplinas pertencentes ao Eixo 3, destaco Literatura Infantil e aprendizagem, onde aprendemos sobre Poesia (sua história, como trabalhar com ela em sala de aula, etc.) aos quais contribuíram muito para o meu estágio curricular efetivo em sala de aula e consequentemente para meu TCC sobre poesia.
Fanny Abramovich (1989) aborda no capítulo 5 “Poesia para crianças” do livro “Literatura Infantil: gostosuras e bobices” que o educador deve ter o hábito de conhecer e ler poemas para poder também transmitir interesses aos seus alunos, bem como escolher os livros de poesia para apresentá-los e em sua leitura, transmitir a turma uma “emoção verdadeira, o ritmo e a cadência pedidos... que faça pausas para que cada ouvinte possa cobrir – por si próprio - cada passagem, cada estrofe, cada mudança...” (p. 95), entrando no mundo do imaginário, do fantástico, da brincadeira, dando ainda a possibilidade de que junto ao autor, ele seja também autor daquele texto, reconhecendo-se no próprio poema, etc.
Conforme ocorreu em meu estágio, quando apresentei o livro “Poemas e comidinhas” da autora Roseana Murray aos alunos, através da capa, imaginaram sobre o que articulava o livro, após, li o primeiro poema “Sete cores” e a receita que o a acompanhava “Salada de arco-íris”, entre diálogos, percebi que eles ficaram fascinados pelo mesmo, desenvolvendo a imaginação, comentando sobre as cores do arco-íres, ainda citando que alguns não viam todas as cores, que este prato (da receita) iria ficar bem colorido, etc. ainda, foi sugerido por uma aluna que fizéssemos um bolo e foi realizado.
Portanto, estes estudos contribuíram para meu estágio, tendo assim evidências para abordar em meu trabalho de conclusão de curso.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Reflexões Eixo 2

Ao retornar meus estudos do segundo semestre, destaco algumas interdisciplinas que vem ao encontro de meu TCC.
Neste sentido, conforme estudei em Psicologia I, “o conhecimento não nasce com o indivíduo, nem é dado pelo meu social. O sujeito constrói seu conhecimento na interação com o meio - tanto físico como social.” (Capítulo:O que é construtivismo?, Fernando Becker, 2001).
Deste modo, ao chegar à escola, o indivíduo já chega com informações, experiências, cada um com uma realidade diferente, que deve ser valorizada na prática escolar, onde os alunos possam dar sua opinião, compartilhando idéias, questionar, dialogar, etc.
Assim sendo, isto vem ao encontro ao meu trabalho de conclusão de curso, pois conforme estudos perante o mesmo, a família é a primeira incentivadora de leitura, e desde pequena, a criança já chega à escola com um riquíssimo repertório de linguagem poética, por exemplo.Desde bebê, a criança já tem contato com as cantigas de ninar, e na infância, a criança participa das cantigas de roda, adivinhas, etc., que compõem os poemas. Então, isso deve ser apreciado na escola, já que eles trazem conhecimentos ao iniciar seus estudos.
Mas cabe ressaltar que está não é a realidade de muitas famílias, pois na atribulada vida familiar, muitos pais, avós... trabalham e não conseguem contar histórias, compartilharem experiências, cantigas de roda, dentre outras assuntos as crianças. Ainda, muitas crianças trabalham desde muito cedo para ajudar sua família, desempenhando atividades de adultos e não conseguem vivenciar isso em sua infância, o qual essa fase (infância) é um momento muito importante na vida humana, conforme estudamos na Interdisciplina de Infâncias.
Portanto, acredito que na prática devem ser levadas em consideração as diferentes realidades, já que cada criança tem uma infância diferente, e quando não há iniciação poética em casa, é para a escola que se voltam todas as expectativas, ou seja, de formarem leitores e escritores que sejam capazes de questionar e transformar sua sociedade.

sábado, 4 de setembro de 2010

Reflexões: Eixo I

Analisando as interdisciplinas pertencentes ao Eixo I, e refletindo sobre o tema de meu TCC, ou seja, a poesia na formação de leitores e escritores, destaco a Interdisciplina Projeto pedagógico e Currículo, que nos apresentou o texto “Formação de professor(as): Reflexões sobre os saberes e fazeres na escola” de Dóris Bolzan, onde destacou que é muito importante utilizarmos em nossa prática o diálogo, concluindo que este favorece a compreensão, condutas, mexe com as experiências e vivências. Da mesma forma, a Interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade, nos relembrou o educador Paulo Freire, que também aborda essa essencialidade nas aulas, sendo um fonte fundamental na relação professo/alunos.
Neste sentido, este assunto tem relação ao tema de meu trabalho de conclusão de curso, pois ao trabalhar com a literatura poética, lendo um poema em voz alta, com a emoção que a poesia o desperta, por exemplo, irá promover entre a turma infinitos diálogos e interações, compartilhando suas opiniões, emoções, sentimentos, o jogo de palavras, explorando o som em que o poema nos trás, como sonoridade, rimas e ritmo.
Desta forma, na prática pedagógica, é muito importante abrirmos espaço a poesia. Como no poema “O bicho”, de Manoela Bandeira, que foi trabalhada em meu estágio, onde houve bastante diálogo entre a turma em relação à desigualdade social, além da presença da sensibilidade, emoções, etc. dos alunos. A poesia torna a criança à comunicação, fonte de saber, que questiona e transforma a realidade interior e exterior.

TCC... definindo tema e objetivos

A partir da aula presencial, dia 30 de agosto, com a conversa com a orientadora Carla, decidi enfocar meu TCC no tema Poesia. Assim, minha questão ficou da seguinte forma: “Como a poesia auxilia os alunos dos anos iniciais a se tornarem leitores e escritores?”
Tenho como objetivos de meu trabalho estabelecer a relação entre a motivação e o hábito da leitura poética; Analisar o papel das instituições família e escola enquanto motivadores do hábito da leitura; Reconhecer a essencialidade da poesia na prática pedagógica que a tornam um ato prazeroso; Identificar fatores que a contribuem para a formação de um leitor crítico; Analisar e compreender a interpretação e produção de poemas em sala de aula como uma forma importante de produção de leitura e escrita.
Diante deste, irei continuar meu Trabalho de conclusão de curso.